Cristianismo: A Religião do coletivo
”https://youtu.be/bPsrDeRLMRw”
Me impressiona como os filmes cristãos são tão bons. Por mais tosco que seja, até quando são ruins são bons.
As histórias, contos e lendas de sabedoria cristã e judaica são marcantes, emocionantes, e também as mais bem reproduzidas na arte moderna predominante.
As outras partes do mundo também contam histórias e estórias com grande senso de moral, honra e virtude. Heroísmo, lealdade e devoção.
Contudo o Cristianismo alcançou a periferia de Hollywood. E para uma religião isso bem de longe não é pouca coisa, em se tratando dos tempos modernos.
Eu ainda vi poucos filmes cristãos, mas me impressiona que o mais ruim deles ainda me emociona, me faz refletir e não raro até chorar.
E não é surpresa o fato de o mais famoso deles, ter sido produzido pelo Hollywoodiano Mel Gibson. E outro notável sobre apostasia ”Silêncio” ter sido protagonizado por Garfield Aranha. E ainda o outro ‘’Ultima Tentação de Cristo’’ ter sido protagonizado pelo duende verde do universo aranha.
Talvez o budismo seja a religião que mais perto disso chegou, com Keanu Reeves como buda, e trazendo conceito de maya ilusão, e fortes simbologias budistas em MAtrix, sem esquecer que o The One ‘’ O único’’, ainda é uma analogia ao Messias, para não falar de referências camufladas, codificadas e sublimadas de passagens da bíblia dentro do filme (nave nabucodonosor- Trinity, Zion, o sacrifício do the one no fim, e por aí vai).
As tres maiores religioes do mundo são Cristianismo, Islamismo e Hinduismo.
Contudo o cristianismo sozinho já é a maior de todas.
O gigante islamismo reconhece Jesus como profeta e reverencia intensamente a Mãe Maria. Confira minha publicação de uma conversa que tive com um muçulmano durante um jogo online com tradutor automatico.
Principais grupos religiosos
- Cristianismo (31.2%)
- Islamismo (24.1%)
- Irreligião (16%)
- Hinduísmo (15.1%)
- Budismo (6.9%)
- Religiosidade popular (5.7%)
- Siquismo (0.29%)
- Judaísmo (0.18%)
Pensando bem, é curioso a segunda maior religião do mundo não ter filmes conhecidos. Seria pela cultura dos povos islâmicos que não gostam de artes modernas cinematográficas?
Seria por seus conflitos com os irmãos/rivais judeus?
O hinduísmo por outro lado tem suas joias cinematográficas reconhecidas. A india tem sua própria hollywood (bollywood) que produziu entre o infinito que desconheço, o popular Bahubali, que conta a lenda do herói Shivadu que foi a encarnação de Shiva.
Até a pixar fez uma animação do trio Rama, Hanuman e Sita, os 3 heróis lendários da saga do Ramayana.
Rama é a encarnação de Vishnu, que é o próprio Deus, que equivaleria a Jeová na cultura ocidental.
Vishnu encarnou com consciência dividida em Rama, seus 2 irmãos um guerreiro e um nobre burocrata, e a companhia de Sheeva encarnado no homem macaco Hanuman.
Viṣṇu; da raiz sânscrita viṣ, “pervasivo” ou “trabalhador”]) é um dos deuses principais do hinduísmo, responsável pela sustentação do Universo. Juntamente com Xiva e Brama, forma a trimúrti, a trindade sagrada do hinduísmo.
Vou compreender Vishnu como a face lógica da trindade Hindu, e Brahma como face abstrata circular. Para fins de analogia filosófica.
Brama, Brahma ou Bramá (sânscrito em devanāgarī: ब्रह्म = o Absoluto[4]) é o primeiro deus da Trimúrti, a trindade do hinduísmo (os outros deuses são Vishnu e Shiva). Brama é o deu e das cançõess da música, com imagem representada como um ser de muitas faces. Além disso é considerado, pelos hindus, a representação da força criadora ativa no universo. A visão de universo pelos hindus é cíclica. Depois que um universo é destruído por Shiva, Vishnu se encontra dormindo e flutuando no oceano primordial. Quando o próximo universo está para ser criado, Brama aparece montado numa flor de lótus brotada do umbigo de Vishnu e recria todo o universo.
As religiões do mundo são fascinantes. A consciência e manifestação de Deus permeia todos os povos da humanidade.
Mas uma delas foi eleita predileta, a mais importante.
Tornou-se por força de destino e das causas das ações e escolhas humanas a religião principal e predominante.
Tem em sua essência a característica de não se opor a nenhuma filosofia ou credo que seja coerente, virtuoso e justo.
É a religião com a Verdade Suprema Universal e Original.
Unificadora, Redentora e Libertadora.
O encontro da coerência com justiça, honra e compaixão
É uma Religião que revela a Verdade?
Ou é a Verdade que estabelece uma Religião?
Gratidão, Mestre.
Luz p’ra nós!
Luz pra nós
#LuzPraNos
Muito bom mestre, Luz p’ra nós!
Mestre Rogerio não sei se você já viu o filme “Sete Anos no Tibet” com o brad pitt é muito interesse uma vibe ra total!
ja vi faz pouco tempo até. muito legal. historia real. os caras sao amigos até hoje.
Oque tem do Rama é uma animação, ta no youtube “Ramayana, a lenda do príncipe Rama”. O post com os 10 filmes eu até me lembro, mas não consegui achar ainda. Gratidão pelo post. Lpn!
tinha esquecido dessa animação. ela tem umas mudanças do original, na verdade tem tantas versões que é facil se perder. mas a base é a mesma, como as historias da biblia tambem com seus respectivos apocrifos.
Luz p’ra nós!
Luz pra nós!
Luz p’ra nós
Luz P’ra Nós!
Muito bom, parabéns pelo lindo post!
Está plasmando um escritor exímio.
Gostei da última frase:
“É uma religião que revela a Verdade?
Ou é a Verdade que estabelece uma religião?”
As duas frases são verdadeiras, mas creio que a verdade é primária, então a segunda frase seria a “mais correta”.
Luz p’ra nós ✨🙏
obrigado senpai.
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós.
Luz p’ra nós
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós.
Glória a Deus!! Luz p’ra nós
gratidão pelos desdobramentos citados! a história de rama e sita é interessante.
Sensacional o Post.. Do começo ao fim!
Mel Gibson sempre,sempre puxa minha atenção.. Cristianismo e cristãos, até msm no curso téc. em enfermagem (história do SUS, hist. do Brasil Colônia/Império…É retratado, reconhecido e gravado históricamente como ‘inexplicavelmente’ Misericordioso, e amoroso. E isto é, só um caso, um ‘teco’ da história, rs.
Luz p’ra nós!
Gratidão Mestre.
Luz p´ra nós
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!!
luz pra nós, vou ver esse filme sobre Ramayana