Nome completo | Alberto Santos Dumont |
Nascimento | 20 de julho de 1873 Palmira, Minas Gerais, Brasil |
Morte | 23 de julho de 1932 (59 anos) Guarujá, São Paulo, Brasil |
Nacionalidade | brasileiro |
Etnia | franco-brasileiro |
Progenitores | Mãe: Francisca de Paula Santos Pai: Henrique Dumont |
Ocupação |
|
Principais trabalhos | Dirigível Nº 6 14-bis Demoiselle |
Prêmios | Prêmio Deutsch Prêmio Archdeacon |
Qual a contribuição de Alberto Santos Dumont?
Em 1905 Santos Dumont estudou o voo planado, projetou um avião monoplano (N-11) e iniciou a construção de um helicóptero (N-12). Recebeu a medalha de Cavaleiro da Legião de Honra (31 de março) e construiu seu último dirigível, o N-14, no qual realizou demonstrações em Trouville, França.
Os feitos de Santos Dumont na área que empreendeu renderam-lhe o título de “pai da aviação”, uma vez que sua obra permitiu com que os aviões se popularizassem mundialmente. No entanto, a Federação Aeronáutica Internacional reconhece que os irmãos Wright, dois norte-americanos, foram os primeiros a inventar o avião, em 1903.
O ‘pai da aviação’ nasceu em Minas Gerais
Alberto Santos Dumont é uma das figuras ilustres de Minas Gerais, tem em sua história importantes feitos e sob sua autoria invenções revolucionárias. O pai da aviação, nasceu em 20 de julho de 1873 no sítio Cabangu, local que se tornou o município de Palmira e anos depois recebeu o nome de Santos Dumont, em homenagem ao seu personagem mais ilustre.
Desde pequeno, demonstrava fascínio pelas máquinas da fazenda do pai no interior de São Paulo. Aos 18 anos foi para Paris, na França, para completar os estudos e lá começou a se dedicar cada vez mais pela arte que tanto admirava, a de voar.
Voos
O primeiro voo com um balão de propulsão própria foi realizado em 1898 e a cada vez Santos Dumont testava outros dirigíveis em busca de aperfeiçoamento. Até que em 1901 conseguiu contornar a Torre Eiffel com o número 6. Foi premiado e condecorado pelo feito. Ficou conhecimento mundialmente recebendo homenagens na Europa, nas Américas e em especial no Brasil.
14 – Bis, esse avião foi o primeiro na história a realizar uma demonstração de voo pública, também em Paris. Esse voo aconteceu em 12 de novembro de 1906, e Dumont conseguiu voar 220 metros de distância a oito metros de altura e a uma velocidade de 30 km/h.
Em outubro de 1906 Santos Dumont realizou o voo com o 14-Bis, sem utilizar auxílio de dispositivos para lançamento. Durante 7 segundos, percorreu cerca de 60 metros, no campo de Bagatelle na capital francesa, com um aparelho mais pesado que o ar. Dois anos depois o inventor apresentou outro modelo, o Demoiselle, um projeto completo desde o motor.
Demoiselle, avião muito leve que conseguiu alcançar altas velocidades (cerca de 90 km/h). O Demoiselle foi o modelo-base para outros aviões da época. Isso aconteceu porque Santos Dumont nunca quis patentear suas invenções, considerando-as um bem comum à humanidade.
Morte
Em 1910, Santos Dumont estava com 37 anos de idade e sua saúde já não lhe permitia envolver-se com os riscos da aviação. Ele abandonou seu ofício de muitos anos quando sofreu uma queda violenta de um dos modelos Demoiselle. Na época ele também sofria de esclerose múltipla, uma doença desconhecida no começo do século XX.
Nos anos finais de sua vida, Santos Dumont lutou contra a depressão. Ele ficou desiludido ao ver a invenção da qual fez parte tornar-se um objeto usado na guerra. Ele chegou a pedir que a Liga das Nações proibisse o uso de aviões em guerras, mas seu pedido foi recusado.
Em 1915, ele retornou ao Brasil para lutar contra sua depressão e morou em alguns lugares, entre os quais está Petrópolis, cidade em que construiu uma casa para si. Chegou a ser instalado em casas de repouso, mas sucumbiu à depressão. Em 23 de julho de 1932, enquanto estava em um hotel no Guarujá, Santos Dumont cometeu suicídio.
Além de suas inovações no campo da aviação, Santos Dumont ainda é reconhecido como inventor do relógio de pulso e do chuveiro de água quente.
Lugares para visitar – Minas Gerais e Rio de Janeiro
Na cidade que leva o nome dele em Minas Gerais, há uma estátua em bronze em sua homenagem. No Museu Casa de Cabangu, casa onde o inventor nasceu, encontra-se um acervo composto por objetos particulares de Santos Dumont. Nas proximidades do museu, existe a Fazenda do Cabangu, onde tem um arquivo com documentos, objetos e fotos da aviação no Brasil.
Casa do Cabangu, em Minas Gerais – Onde nasceu Santos Dumont.
Além da cidade onde nasceu, Santos Dumont deixou marcas em outros municípios pelo país. Em Petrópolis (RJ) há um Museu Casa do inventor, com várias criações propostas por ele, como por exemplo, o chuveiro e a escada, que só sobe começando com o pé direito. O museu conta com acervo de objetos, livros, cartas e mobiliário que pertenceram ao inventor. No Centro Cultural 14 Bis, anexo à Casa, os visitantes podem assistir a um curta metragem sobre Santos Dumont. Conhecida como Encantada o local foi a residência de verão de Santos Dumont.
Casa construída por Santos Dumont em Petrópolis, no Rio de Janeiro.
Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro.
Referências: Wikipédia|TurismodeMinas|BrasilEscola
Portais:
Ajudem compartilhando|comentando…
Luz pra nós ✨
Muito bom, Roma 💜. Mais legal é que tem relação com o meu e o seu estado de naturalidade. Outro ponto está na thumb, mas esse fica em oculto rs.
Luz p’ra nós 🌸🌟🌝🔥
Rs
Luz pra nós, Roma 💗🌚🙏✨
O verdadeiro pai da aviação.
Glória a Deus.
Luz p’ra nós!
Luz P’ra Nós 🍎
Que daora. Não sabia!
Brasil bem representado #luzpranos
Luz p’ra nós!
Luz para nós!!
#LuzPraNos
Gratidão Mestra Dri
Luz p´ra nós !
Luz pra nós
Gratidão por compartilhar 🙏🏾⚛️
Luz p’ra nós 🙏🏾⚛️✅⚠️💥