Os bichos de pelúcia foram inventados pelo vendedor de brinquedos Morris Michtom em 1902.
Segundo a lenda, tudo começou em 1902, quando o 26° Presidente dos Estados Unidos, Theodore Roosevelt, estava no Mississipi ajudando a resolver uma disputa de territórios entre aquele estado e o estado de Louisiana. Nesta ocasião, ele resolveu caçar com seus amigos. Durante essa caçada, encontraram um urso preto filhote atado em uma árvore e Theodore se recusou a matá-lo por considerar muita crueldade.
No dia seguinte, o cartunista do jornal “Washington Post”, Clifford Berryman, publicou uma tirinha para a primeira página do jornal com um desenho de Roosevelt junto ao urso no dia da caçada. Embaixo do cartoon, ele escreveu “Desenhando a linha no Mississippi”, numa referência à questão territorial que o Presidente tentava resolver.
Este cartoon atraiu a atenção do dono de uma loja no bairro de Brooklyn, em Nova York. Morris Michtom pôs na vitrine dois ursos de feltro feitos pela sua mulher, com botões de sapatos castanhos no lugar dos olhos. Michtom reconheceu logo a popularidade do novo brinquedo e pediu a Roosevelt para dar aos ursos o nome de “Teddy’s Bear” (o urso do Teddy), ao que o Presidente permitiu.
O brinquedo se tornou um sucesso. Dessa forma, Michtom decidiu alargar o negócio, montando uma empresa com o nome de “Ideal Novelty and Toy Corporation”, que produzia os famosos ursos, razão pela qual um urso de pelúcia é muitas vezes chamado de “teddy bear”.
Hoje, os bichos de pelúcia são bem macios, sendo produzidos com material sintético, mas nem sempre foi assim. Por volta de 1950, os ursinhos eram feitos com algodão flanelado e enchimento de serragem e em 1956 surgiram os primeiros feitos com pele natural de carneiro.
Com o sucesso do ursinho de pelúcia e com o avanço da tecnologia, começaram a surgir vários tipos de bichos de pelúcia. Atualmente entre as principais categorias de pelúcias encontramos os tradicionais bichinhos de pelúcia, os bonecos e personagens de pelúcia e as pantufas de pelúcia.
Curiosidades sobre os Bichos de Pelúcia:
213.720 euros ou aproximadamente 588 mil reais foi o valor que foi vendindo o urso de pelúcia mais caro da história, era o “Louis Vitton Bear”, produzido pela grife Louis Vitton.
O maior urso de pelúcia já produzido no mundo com 10 metros de altura e 2 metros de largura foi exposto em uma feira na Coreia do Sul. O menor, medindo 3,5 milímetros de altura foi feito pela artista Betina Kaminski.
Existe um museu do Urso de Pelúcia em Peterfiels, Hampshire, na Inglaterra e foi fundado em 1984.
“Teddy Bear” é também o nome de uma canção feita por Elvis Presley.
Fontes:Brinquedos.com.br | Neon.com.br
Portais:
Ajudem compartilhando|comentando…
Luz pra nós ✨
interessante. luz pra nos
Dahora, #luzpranos
#LuzPraNos
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz pra nós
Eu tive um urso de pelúcia na minha infância que me marcou bastante,o nome dele era “Ulen” .🐼🙏
Luz p´ra nós
Luz p´ra nós!
Luz p’ra nós ✨
Luz p’ra nós 🐻
Luz p’ra nós!
Que maneiro
Luz p’ra nós!
Bem legal
Luz p´ra nós!!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p´ra nós!
Luz p’ra nós 🙏🏾⚛️✅⚠️💥