Astrônomos descobriram que os asteroides que atingiram a superfície do planeta anão Ceres influenciaram na presença de moléculas orgânicas valiosas no local. Estudos anteriores já haviam identificado a presença dessas moléculas perto de uma cratera de impacto de 51,4 quilômetros de largura em Ceres, mas a origem delas ainda era desconhecida.
No entanto, pesquisadores realizaram uma série de experimentos que simularam as condições de impacto esperadas em Ceres e conseguiram mapear áreas ricas em compostos orgânicos em maior detalhe do que antes.
A presença dessas moléculas foi encontrada principalmente próximo a áreas com impactos mais antigos de asteroides, o que sugere que os impactos influenciaram a presença e a abundância dessas moléculas ao longo de bilhões de anos.
“Essas descobertas sugerem que Ceres pode ser um bom lugar para buscar evidências de vida”, disse Juan Rizos, astrofísica do Instituto de Astrofísica de Andaluzia (Espanha) e co-autora do novo estudo, em comunicado.
“Os compostos orgânicos são essenciais para a vida como a conhecemos, e a descoberta de que eles estão presentes em Ceres aumenta a probabilidade de que o planeta anão possa ter abrigado ou até mesmo estar abrigando vida.”
As moléculas orgânicas são compostos de carbono que podem ser precursores de moléculas mais complexas, como aminoácidos, proteínas e DNA, que são essenciais para a vida.
A descoberta de moléculas orgânicas em Ceres é mais um indício de que o planeta anão pode ser um lugar promissor para a busca de vida extraterrestre. Em 2015, a sonda Dawn, da NASA, descobriu que Ceres tinha água gelada em seu interior, o que também é um ingrediente essencial para a vida.
Enquanto isso, a sonda Lucy, da NASA, está explorando dez asteroides troianos, que são asteroides que orbitam o Sol em torno do mesmo ponto de Lagrange de Júpiter. Os asteroides troianos são considerados remanescentes da formação do Sistema Solar e podem fornecer pistas sobre a história da nossa vizinhança cósmica.
A comparação dos dados obtidos pela missão Lucy com os dados obtidos pela sonda Dawn vai ajudar a entender melhor como as moléculas orgânicas estão distribuídas pelo Sistema Solar.
Fonte: space.com
Portais:
Unebrasil
Loja Lucifer
Rapé do Reino
Unebrasil Oryon
Escola de Lucifer
Congresso Online
Projeto Quero Vencer
Unebrasil Círculo EDL
Luz p’ra nós! 🐐
Interessante e bacana!
Luz p’ra nós!
Muito bacana! Gratidão pelo post!🙏✨
Luz p’ra nós 🙏⚛️💥⚠️✅!!
Luz pra nós
Top Luz p’ra nós!
No fim “seres de outros planetas” dependem da nossa cognição mental para existir, só reconhecemos a nós mesmos. Valeu pelo post!
Luz p’ra nós!
Luz pra nós 🙏🏻🙏🏻
Luz p´ra nós
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós