Em nenhuma das três levas de estrangeiros autorizados a cruzar fronteira para o Egito os brasileiro foram incluídos
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, sintonizou nesta sexta-feira o chanceler de Israel, Eli Cohen, por telefone, afim de agilizar a travessia dos 30 brasileiros no posto de Rafah entre Gaza e Egito.
O embaixador do Brasil em Israel, Frederico Meyer posicionou que as listas são constituídas em conjunto por autoridades de quatro países: Catar, Estados Unidos, Israel e Egito.
Até esta sexta, três listas de estrangeiros foram autorizadas a deixar a Faixa de Gaza, cada uma com cerca de 500 pessoas. Nenhum brasileiro foi incluído nesses grupos.
Questionado pela GloboNews, Meyer negou que as declarações do presidente Lula acusando os bombardeios israelenses em Gaza tenham tido algum efeito negativado na negociação. Ele afirmou:
Se você fizer uma análise dos países que estão saindo, essa afirmação da relação bilateral com Israel não se sustenta. Na primeira leva, estava a Indonésia, um país muçulmano que nem reconhece o estado de Israel. E, no entanto, foi contemplado com seus cidadãos.
Terceira Lista
Foi divulgada uma nova lista das pessoas que poderão deixar o território, após um acordo fechado entre Israel, Egito e o Hamas, nesta sexta-feira (3), e novamente o coletivo brasileiro foi deixado de fora.
A lista traz 571 nomes de pessoas com cidadania nos Estados Unidos, Reino Unido, Itália, Indonésia, Alemanha e México.
Brasileiros que estão na Faixa de Gaza afirmam que estão aflitos com os bombardeios e com dificuldade p’ra se comunicar com parentes. A região também enfrenta escassez de água, alimentos e remédios.
Já o embaixador do Brasil no Egito, Paulino Franco de Carvalho Neto, afirmou que tudo depende de uma autorização das autoridades israelenses:
Para o governo egípcio, segundo nos foi dito mais de uma vez, não há qualquer dificuldade para autorizar imediatamente a entrada dos brasileiros no Egito, no entendimento de que eles irão em seguida para o Brasil
Um avião da Força Aérea Brasileira, que já está em território egípcio, deve ser usado p’ra direcionar o grupo de volta ao Brasil.
Os brasileiros afirmaram que o governo enviou um comunicado prometendo acolhimento com atendimento médico, assistência social e regularização migratória.
Acesse os portais:
Luz p’ra nós!
Tenso. Que saiam de lá o mais rápido possível
#luzpranos
Luz p’ra nós!🙏🕯
Luz p’ra nós! ✨️
Gratidão.
Luz p´ra nós
Tomara q dê td certo, lpn
Luz p’ra nós!
#luzpranos