De acordo com um estudo realizado por uma consultoria agrícola na Nova Zelândia, o plantio de cannabis entre as videiras melhorou a qualidade do vinho produzido no final da safra.
Parece que colocar a planta junto às uvas contribui para o aumento da fixação de carbono na matéria orgânica no solo, além de aumentar a biodiversidade local e consequentemente elevar, e muito, a qualidade do produto final.
Para fazer o estudo, os pesquisadores acompanharam três safras consecutivas (de 2019/20 a 2021/22) em 16 vinhedos do país. A cannabis foi distribuída em linhas, no meio das videiras, e semeada anualmente sem nenhum tratamento adicional.
A análise realizada no final do estudo, em 2022, mostrou que o cânhamo como planta de cobertura auxiliou para mais do que dobrar o percentual de matéria orgânica e de carbono fixados no solo.
A cannabis também foi útil para aumentar a presença de polinizadores e outros insetos benéficos, o que indiretamente protegeu as videiras de predadores e parasitas patógenos.
“As plantas de cânhamo não afetaram visivelmente o crescimento da videira, a nutrição, as relações hídricas, o desenvolvimento/qualidade dos frutos ou a produtividade da videira. Estes não indicam qualquer perda potencial de rendimento resultante da utilização da cannabis como cultura de cobertura ou cultura consorciada”, destaca a conclusão do estudo.
Vídeo complementar:
Psicólogo e Clínico Canábico – UNEBRASIL PODCAST #7
Portais
Fortaleça no merch!
cristolucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressoonline.org
Luz p’ra nós
Luz p’ra nós 🙏⚛️💥⚠️✅
Que delícia!
Luz p’ra nós!
#luzpranos
Gratidão pelo POST. Luz p’ra nós
Muito bom.
Luz p´ra nós
Luz p’ra nós
Luz p’ra nós!
#luzpranos
Luz p’ra nós!
Luz pra nós!
Luz p’ra nós! 🍎🇧🇷
Mais um ponto pra cannabis 👏🏻👏🏻👏🏻
Gratidão pelo post. Lpn!