Um achado arqueológico realizado no sítio arqueológico de Sinauli, em Uttar Pradesh, Índia, trouxe novas perspectivas sobre as antigas culturas da região.
Situado no vale do rio Ganges, no distrito de Baghpat, o local trouxe à tona enterros reais, carruagens de guerra e artefatos de cobre com aproximadamente 4 mil anos, datado de por volta de 2 mil A.C. Esses achados estão associados à cultura da Cerâmica de Cor Ocre (Ochre Coloured Pottery culture)
De acordo com informações do portal Archaeology News, a descoberta em Sinauli representa a primeira evidência de carruagens de guerra no subcontinente indiano, destacando essa cultura em um nível comparável ao das civilizações contemporâneas da Mesopotâmia e Grécia, onde as carruagens já eram conhecidas, explica a pesquisa.
Entre os achados, os arqueólogos identificaram 3 carruagens em tamanho real, adornadas com intricados detalhes geométricos de cobre.
O raio das rodas, decorados com triângulos de cobre, indicam que esses veículos eram símbolos de poder e status, além de possuírem funções práticas. O design e a técnica empregados nas carruagens demonstram a habilidade artesanal avançada da cultura.
Imagem das escavações no sítio arqueológico de Sinauli / Crédito: Divulgação/Pesquisa Arqueológica da Índia
Sinauli, em escavação desde 2005, integra uma área de importância histórica significativa na Índia antiga. A cultura em questão prosperou entre 2 mil e 1500 A.C. na região de confluência dos rios Ganges e Yamuna.
Contemporânea à fase final da Civilização do Vale do Indo, a cultura fornece evidências de estruturas sociais complexas, comércio e possível intercâmbio cultural com civilizações vizinhas.
Divulgação/Pesquisa Arqueológica da Índia
Entre as descobertas mais marcantes está um enterro real que incluía um caixão de madeira adornado com figuras antropomórficas de cobre usando capacetes de chifres duplos e folhas de figueira sagradas (Ficus religiosa).
Outras descobertas
Além das carruagens, foram encontrados um capacete de cobre, chicotes ornamentados, cajados decorativos e contas de ouro e esteatita, indicando que a pessoa enterrada provavelmente era um líder militar ou alguém de grande posição social.
Registros da descoberta – Archaeological Survey of India
A datação por radiocarbono de restos orgânicos, como madeira de caixões e carruagens, confirma a idade do local, posicionando-o entre a Idade do Cobre e a Idade do Bronze.
A descoberta de Sinauli desafia as noções anteriores sobre as capacidades tecnológicas do antigo subcontinente indiano.
Revela que os habitantes de Sinauli eram organizados militarmente e sugere a possibilidade de conflitos com outras culturas, potencialmente por disputas comerciais ou de território.
Fonte: aventurasnahistoria.com.br
Portais:
Luz p’ra nós✝️
Ajudem compartilhando|comentando
Luz p’ra nós 🙏🏻
Luz pra nós.
Luz p’ra nós 🙏🏼⚛️✅
Luz p’ra nós!
#Luzpranos
Impressionante! Essas descobertas arqueológicas nos ajudam a entender melhor a história e a evolução das civilizações.
Luz p’ra nós!