Yahya Sinwar, líder do Hamas, foi morto por tropas israelenses em Rafah, no sul da Faixa de Gaza, na quarta-feira (16/10), segundo os militares.
O corpo dele foi achado em meio a escombros, depois que soldados foram atacados e revidaram com a ajuda de um tanque.
Além de Sinwar, outras 3 pessoas foram a óbito, incluindo “uma das quais é uma pessoa que esteve ao seu lado o tempo todo, que é o comandante do batalhão da brigada Khan Younis”, segundo um porta-voz do Exército israelense.
Como o corpo foi achado?
Os militares que estavam na área suspeitaram que o corpo de um dos mortos seria de Yahya Sinwar, informando o comando da situação.
Os registros dentários ajudaram Israel a identificar o corpo de Yahya Sinwar, disse uma autoridade dos EUA assim como outros dados biométricos.
Quem é Yahya Sinwar?
Figura de longa data no Hamas, Yahya Sinwar nasceu em 62 em um campo de refugiados em Khan Younis, no sul de Gaza.
Ele foi responsável pela construção do braço militar do grupo antes de formar novos laços importantes com as potências árabes regionais como líder civil e político.
Sinwar foi eleito para o principal órgão de decisão do Hamas, o Politburo, em 2017, como líder político do Hamas em Gaza.
No entanto, desde então tornou-se o líder de fato do Politburo, de acordo com uma pesquisa do Conselho Europeu de Relações Exteriores (ECFR, na sigla em inglês).
Ele foi designado terrorista mundial pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos desde 2015 e foi sancionado pelo Reino Unido e pela França.
Saiba mais sobre quem foi Yahya Sinwar através desta matéria.
Fonte: cnnbrasil.com.br
Portais:
Luz p’ra nós✝️
Ajudem compartilhando|comentando
Luz p’ra nós 🙏🏻
Luz p’ra nós 🙏🏼⚛️
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós
#Luzpranos
Luz pra nós.
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!