Pesquisadores do Japão finalmente começaram os testes do remédio que faz dentes nascerem novamente. O objetivo é disponibilizar esse medicamento até 2030. O tratamento passou a ser testado no Hospital Universitário de Kyoto.
Já faz tempo que esse remédio para trazer dentes de volta está no radar. O ser humano tem um dente de leite e um dente permanente. Até aí, tudo bem. Mas os cientistas perceberam que há um potencial para uma “terceira geração” de dentes escondida sob a nossa gengiva.
Então a proposta do medicamento experimental é, justamente, estimular o crescimento desses dentes ocultos. Pode ser uma grande revolução na área, uma vez que os tratamentos usados para dentes perdidos por cáries, doenças ou lesões são invasivos e têm grande custo.
Os testes em camundongos e furões sugerem que o bloqueio de uma proteína chamada USAG-1 pode despertar esse terceiro conjunto de dentes.
Por enquanto, os dentistas têm como principal público para esse medicamento os pacientes com 6 ou mais dentes permanentes ausentes desde o nascimento.
Perda dentária
Os cientistas mencionam que a condição hereditária afeta cerca de 0,1% das pessoas, que podem ter sérios problemas para mastigar. “Este medicamento pode mudar o jogo para eles”, dizem os autores, em comunicado divulgado pela AFP.
Agora a comunidade científica está ansiosa e apreensiva para ver no que vai dar. Alguns cientistas consultados pela AFP dizem que “a afirmação de que os humanos possuem brotos dentários latentes capazes de produzir um terceiro conjunto de dentes é revolucionária e controversa”.
Outro alerta é que os resultados observados em bichos nem sempre se traduzem diretamente em humanos, e os resultados dos experimentos com animais fazem refletir se os dentes regenerados poderiam substituir funcional e esteticamente os dentes perdidos.
Fonte: canaltech.com.br
Portais:
Luz p’ra nós✝️
Ajudem compartilhando|comentando
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós.
Muito incrível, luz p’ra nós 🙏
Que notícia boa! Gratidão pela matéria! Luz p’ra nós!✨✨✨
Luz pra nós.
Caraca, isso seria um grande adianto para a galera que como diz no post, tem problemas genéticos em carga dentária assim como eu…
Desdobro essa questão desde pequeno e hoje estou passando por processo de implante, que querendo ou não é bem invasivo..
Enfim, Era Girando e grandes possibilidades chegando 🙏🏻🌟
Luz p’ra nós