Processador quântico fotônico
Um chip fotônico totalmente funcional – o primeiro desse tipo já construído – demonstra que a luz pode mesmo ser a base de um novo tipo de processador quântico.
E, melhor de tudo, um processador multipropósito feito com a atual tecnologia de silício.
O chip de silício guia fótons individuais ao longo de trilhas ópticas e os utiliza como qubits para guardar e processar informações, um processo de controle que nunca havia sido alcançado em um único chip.
O pequeno dispositivo já está sendo usado como uma ferramenta científica para realizar uma ampla variedade de experimentos de informações quânticas.
“O dispositivo já foi usado para implementar vários experimentos de informações quânticas diferentes usando quase 100.000 diferentes configurações reprogramadas,” disse o professor Timothy Ralph, da Universidade de Queensland, na Austrália, membro da equipe internacional que fabricou o processador fotônico.
Computador quântico com tecnologia atual
A grande novidade é que o chip demonstra que processadores quânticos totalmente funcionais podem ser projetados a partir de processos de fabricação disponíveis em larga escala – algo como um computador quântico feito com eletrônica comum, só que mais rápido, já que este opera com luz.
“O que é entusiasmante é que diferentes propriedades da fotônica de silício que podem ser usadas para fazer um computador quântico foram combinadas em um único dispositivo. Isso é muito complicado para implementar fisicamente com a luz usando abordagens anteriores,” disse Xiaogang Qiang, da Universidade Nacional de Tecnologias de Defesa, na China, que fabricou o chip durante seu doutoramento na Universidade de Bristol, no Reino Unido.
Embora o protótipo já esteja sendo útil, ver processadores quânticos de luz fazendo cálculos práticos ainda vai demorar um pouco.
“É um processador muito primitivo, porque ele só funciona com dois qubits, o que significa que ainda há um longo caminho antes que possamos fazer cálculos úteis com essa tecnologia,” disse Qiang.
Viva nova atlântida!
Amo essas tecnologias sempre sonhei com essas possibilidades , de um dia. Rompermos as barreiras dogmasticas e podermos manipular as leis fundamentais pra criar o infinito levitação, invisibilidade, campo de força.
Pequenos esboços sendo sintetizados com uma minúscula fração do que a capacidade total da luz pode vir a trazer para nosso benefício futuro.
Alguns sabem das infinitas possibilidades que a luz pode proporcionar na humanidade. Não somente nos padrões existenciais, mas também, nos métodos de sobrevivência ao desenvolvermos “novamente” tecnologias inimaginavelmente tecnológicas com as “novas re-descobertas”.
A era luciferiana está ai. Vocês estão prontos para o inconcebível surgir diante de seus olhos?
Estou me preparando pra isso mestre!
Muito bom, não existe limites para a inovação, fico imaginando no futuro, onde vai parecer filme de ficção cientifica, luz p’ra nos!
Dominar a micro tecnologia vai fazer a nova Atlântida ser temida e respeitada pelo mundo todo!
“O futuro nos espera” Luz pra nós !
imagine se esses pesquisadores viessem pra ca esse processo ia aumentar a velocidade 10x
Já posso imaginar coisas “futurísticas”, mas para implementarmos os processadores quânticos teremos que enfrentar a indústria dos pilantras.
A vitória é certa para todos que estão unidos pelo amor e pela honra. Luz pra nos!
excelente matéria! Luz p’ra Nós 🍎
Muito fantástico, luz p’ra nós
Luz p’ra nós!
Luz pra nós!
#LuzPraNos
Luz P’ra Nós!
Luz p´ra nós
Luz pra nós.
Luz p’ra nós!
Reino da Luz
Luz p’ra nós ✨
Interessante. Luz p’ra nós!
Reino Luciferiano
Muito bom!
Luz p´ra nós!!