Você sabe qual é a origem do rock’n’roll? Provavelmente, você respondeu Chuck Berry ou Elvis Presley, nós temos uma novidade que vai te surpreender. A verdadeira história do rock envolve uma mulher negra, sabia? Vem conosco, que te contamos neste post o que quase ninguém conhece? Saiba quem criou o rock!
O rock surgiu, inicialmente, pela Sister Rosetta Tharpe, nos anos 1920. Ela era uma das poucas negras a tocar guitarras naquela década. O ritmo surgiu da união do gospel aos blues, com a aceleração de sua batida. A norte-americana era uma rockeira muito antes mesmo dos grandes astros citados no início do post.
Início de tudo
Ao chegar em Chicago, Rosetta ficou fascinada com os Blues e Jazz e quis apresentar na sua igreja. Depois, em 1938, a cantora assinou com a gravadora Decca Records e se tornou a primeira artista gospel a assinar com uma grande gravadora. Já em 1944, a irmã Rosetta grava o que seria considerada a primeira canção de rock no mundo, a “Strange Things Happening Every Day”.
Artistas como Elvis Presley, B.B. King e Johnny Cash e Bob Dylan com certeza se inspiraram nela e tornaram o rock mundialmente conhecido como é hoje. Com a perda de sua mãe em 1968, a cantora começou a entrar em uma profunda depressão e, posteriormente, descobriu uma diabete e precisou amputar uma de suas pernas. A sua morte aconteceu no ano de 1973, aos 58 anos, após ter sofrido dois derrames.
Falta de reconhecimento
Após sua morte, o sepultamento de Sister Rosetta Tharpe foi em um túmulo, sem identificação, em um cemitério da Filadélfia, na Pensilvânia, EUA. Apenas em 2008, um grupo de pessoas realizou um show beneficente com objetivo de comprar uma lápide para identificar que seu corpo estava enterrado ali.
Dessa forma, o mais engraçado disso tudo é que sua obra tem fama entre os músicos do gênero, no entanto, carrega o desconhecimento do público, trazendo um certo aspecto de injustiça com a pioneira do estilo musical.
Apesar de toda sua história na música, a madrinha do rock’n’roll não obteve o reconhecimento que deveria receber, apenas tendo o seu nome colocado no Hall da Fama do Rock, 45 anos depois de sua morte. Além disso, o governo de Filadélfia instituiu o dia 11 de janeiro como o dia celebrado em homenagem à artista.
Escola de Lúcifer
Eu Me Represento: a Solução Política
Ajudem compartilhando|comentando…
Luz pra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz pra nós.
Valeu pelo post. Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
O rock’n’roll tem uma história rica e cheia de nuances.
#luzpranos
Grato pelo post.
Luz p’ra nós!
Ótimo post.
Luz p’ra nós
Luz p’ra nós! 🙏🏽💫
Luz p’ra nós.