O manto entrou no Brasil há dois meses, de forma sigilosa. O Museu Nacional disse que isso foi um pedido dos órgãos dinamarqueses, que alegaram questões de segurança, e afirmou ter avisado aos envolvidos na repatriação sobre a medida.
Desde o início da semana, indígenas de diversas partes do país estão acampados no Rio para uma vigília de recepção ao manto. Nesta quinta (12), uma cerimônia oficial deve contar com a presença do presidente Lula (PT) e da ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara. O governo chegou a ser alvo de críticas dos indígenas nas celebrações —eles apontam falta de transparência no processo de repatriação e obstáculos para ter acesso ao manto, além de relembrarem questões ligadas à demarcação de terras.
O Café da Manhã desta quinta-feira fala do manto tupinambá e do movimento de repatriação de bens históricos e culturais. O repórter Jorge Abreu, que acompanha as cerimônias no Rio de Janeiro, conta como foi a recepção ao manto, o significado da chegada dele e o que deve acontecer agora. A professora do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP Maria Luisa Lucas discute os efeitos práticos e simbólicos dessa tutela e analisa como conciliar o interesse de museus e povos originários na repatriação.
Escola de Lúcifer
Eu Me Represento: a Solução Política
Ajudem compartilhando|comentando…
Luz pra nós!
Luz pra nós!
Luz p’ra nós!
Fico feliz do manto ser devolvido depois de tanto tempo, ser repatriado novamente. É de muito significado esse dia, tanto para a história brasileira, como para a simbologia do resgate dos valores ancestrais dos povos originários, que certamente faz parte da história nacional. A questão agora é como conciliar os interesses de museu e dos povos originários, pelo que o texto descreve, há a uma certa divergência pela posse do manto tupinambá. Gratidão pelo post. Luz p’ra nós ✨
Boa síntese. Valeu! Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Gratidão.
Luz p’ra nós
Obrigado.
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós
Luz p’ra nós!
Gratidão pelo post irmão, Luz p’ra nós!
#LuzPraNos
luz pra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!