
De acordo com investigação paleontológica liderada pela University College of London (UCL), a região que hoje abriga a maior floresta tropical do planeta também já foi lar dos primeiros espécimes de dinossauros, milhões de anos no passado.
As evidências estão relatadas em artigo publicado em janeiro de 2025 na revista Current Biology.
A pesquisa aponta que, além da floresta amazônica, o Deserto do Saara e a bacia do Congo seriam outros “berços” ancestrais de dinossauros no mundo.
Esses lugares, hoje separados pelo Oceano Atlântico e milhares de quilômetros de distância, faziam parte de um supercontinente, chamado de Gonduana.
Cerca de 500 milhões de anos atrás, esse gigantesco bloco territorial unia partes da América do Sul, África, Índia, Austrália e Antártida.
Análises de fósseis achados nessas partes do planeta indicam que o local de surgimento dos dinossauros seriam as regiões equatoriais de Gonduana, que atualmente correspondem à Amazônia e ao extremo norte da África.
Esses achados recentes trazem um contraponto ao entendimento científico de que os dinossauros teriam nascido mais ao sul do continente africano e da América do Sul.
Modelo de computador indica origem de dinossauros em baixas latitudes
Os dinossauros dominaram a Terra por milhões de anos, durante a era Mesozóica. As evidências mais antigas desses seres remontam a 230 milhões de anos no passado.
Fósseis achados no Sul do Brasil, Argentina e no Zimbábue demarcam a presença de “dinos” nesses espaços por volta de 200 milhões de anos atrás, na metade do período Triássico.
A partir desses registros espaço-temporais, os pesquisadores criaram uma linha do tempo das espécies de dinossauros, assim como seus locais de vida.
A partir da localização de descobertas de fósseis, os cientistas conseguiram fazer uma simulação da distribuição dos primeiros dinossauros, com o auxílio de um modelo computacional.
Fatores como clima, barreiras geográficas e relações evolucionárias foram considerados e aplicados ao sistema.
“Nosso modelo sugere que os primeiros dinossauros tenham surgido em áreas ocidentais de baixa latitude na Gonduana. É um ambiente mais seco e quente do que se imaginava anteriormente, composto por áreas de deserto e savana”, diz Joel Heath, pesquisador em Ciências da Terra da UCL e um dos participantes da pesquisa.
Por serem territórios muito vastos e com pontos de difícil acesso, ainda existem muitas lacunas no conhecimento paleontológico na Amazônia, no Congo e no Saara.
Fonte: otempo.com
Portais:
Luz p’ra nós✝️
Ajudem compartilhando|comentando
Muito bom.
Luz p´ra nós
que legal, brasil e seus misterios, cada dia a mais amo meu pais.
Luz p’ra nós!
Este país sempre foi o maior. Vamos recuperá-lo Luz p’ra nós
Bem interessante essa conexão com a amazônia!
Luz p’ra nós!! 🙌🏽🙏🏽✅
Massa. Luz p’ra nós!
A amazônia é um lugar impressionante.
Luz p’ra nós 🕯️
Super interessante mano. Luz p’ra nós!
Dinossauros eram na verdade aves.
Alguém sabia.
Luz p’ra nós!
Nosso Taís é único! Gratidão pela matéria 🙏
Luz p’ra nós
Luz p’ra nós 🍎
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós 🙏🏾⚛️
É fascinante pensar que os primeiros dinossauros podem ter caminhado por terras que hoje fazem parte do Brasil!
#luzpranos
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!