Para os entusiastas (e estudiosos) de aves, há um aplicativo disponível para Android e iOS que identifica aves através de seu canto ou imagem: Picture Bird. Há uma versão gratuita para o app, assim como uma paga.
Ele tem um recurso especial que revela as “Aves Próximas”, identificando ao usuário diferentes espécies que já foram registradas ou que vivem pelos arredores.
Além de ser útil para identificar espécies sob risco de extinção, também é uma boa ferramenta para quem gosta de aves e se interessa por aprender mais sobre elas.
Como usar o Picture Bird
Primeiro é necessário baixar e instalar o app. Para os usuários de Android, basta acessar a Google Play Store. Para iOS, na App Store do celular.
É preciso que o usuário faça um login com uma conta Google no app para poder acessá-lo. Depois de entrar, ele pode acessar a opção do teste grátis, ou pular essa parte clicando no “X” do canto superior.
Caso opte pelo teste grátis, o app levará até um menu explicando como funciona. Clicando em “iniciar teste grátis”, o usuário verá em seguida a opção de adicionar sua forma de pagamento, que ocorre após o fim do período de teste. Depois de selecionar o cartão, basta clicar no botão de “assinar”.
O cancelamento da assinatura pode ser feito de forma gratuita até o 6º dia de testes.
Usando o Picture Bird com fotos
Depois de sair da aba do teste gratuito ou da assinatura, o app leva até o menu de início. Tudo é muito intuitivo: caso se queira identificar uma espécie com a câmera, basta clicar em “identificar”. A câmera será aberta, e o app irá exibir diferentes dicas para que o usuário tire suas fotos.
É necessário enquadrar a ave no quadrado que aparece na tela, e em seguida clicar no botão da captura. Além disso, o usuário também consegue carregar fotos do seu próprio aparelho, ou ainda acessar um banco de imagens disponível no app.
Depois da foto, o aplicativo começa o processo de identificação. Quando ele é identificado, imagens e informações surgem na tela, como seu nome científico, risco de extinção, cores, dentre outras características. Além disso, também exibe outras possíveis espécies às quais a ave poderia pertencer.
Após escolher a espécie correspondente, basta clicar em “Salvar”, adicionando a ave ao arquivo, “Compartilhar” para mostrar nas redes ou “Nova” para tirar uma nova fotografia.
Usando o Picture Bird com sons
Além da opção de tirar fotos, o app também possibilita que o usuário identifique aves através do som. Para isso, é necessário clicar em “Canto” dentre as opções do menu. Após escolher tal opção, basta gravar, tendo um tempo mínimo de cinco segundos de áudio para que o app possa identificar a espécie.
Depois do tempo mínimo, o usuário deve clicar em “Pausar Gravação”, dando início ao processo de identificação. Após terminar, as informações da espécie irão aparecer na tela.
Corrigindo erros
Se ficar em dúvidas sobre a espécie indicada pelo app, é possível fazer correções. Caso nenhuma das opções disponíveis corresponda, é possível clicar em “Corrigir o Resultado”, digitando o nome verdadeiro da espécie e selecionando-o quando ele aparecer nas opções disponíveis.
Após selecionar, basta confirmar a informação.
FONTE: SÓCIENTIFICA
Portais:
Luz pra nós!🐍
Luz p’ra nós .
Luz pra nós ✨
hehe ja ja tem que criar uma Pokedex pra sairmos por ai registrando os animais tudo no app quem tiver mais bichinhos registrados é eleito o nelhor caçador kk #luzpranos
Luzpranos
Lpn!
Olha, que legal!
Massa.
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós
Luz p´ra nós!
Luz pra nós