Aranto: o que é, para que serve e como consumir
Planta é utilizada para fins medicinais
O aranto é uma planta que pode ser utilizada para fins medicinais. Originária da África, foi trazida ao Brasil durante o período da colonização e se adaptou ao clima tropical.
O QUE É ARANTO?
O aranto, cientificamente conhecido como Bryophyllum, é uma planta bastante usada na medicina popular. Pode ainda ser utilizada como uma planta ornamental dentro de residências ou estabelecimentos comerciais.
PARA QUE SERVE?
Na medicina popular, o aranto é usado em casos de:
- Lesões;
- Feridas;
- Cólica renal;
- Febre;
- Diarreia.
Conforme o especialista, o consumo ocorre principalmente através do chá das folhas da planta.
Além disso, as folhas moídas e mornas podem ser usadas para queimaduras solares, enquanto as gotas do extrato das folhas ajudam a aliviar inflamações no ouvido.
QUAIS SÃO AS DOENÇAS QUE O ARANTO CURA?
A planta é capaz de amenizar os sintomas dos casos citados acima e contribuir na melhor recuperação do corpo. No entanto, apesar dos boatos de que ela pode curar o câncer ou cálculo renal, Wesley Abreu afirmou que não existe estudo científico comprovando essa eficácia.
COMO CONSUMIR?
A “mãe de milhares” pode ser consumida em chá ou suco. Para isso, é necessário separar algumas folhas da planta. No caso do suco, é preciso que a folha esteja verde, enquanto o chá já requer folhas secas.
COMO PREPARAR O CHÁ?
Para preparar o chá, é preciso:
- 200 ml de água;
- 2 a 3 folhas secas médias.
Para preparar, basta colocar as folhas em aproximadamente 200 ml de água, levar ao forno e deixar ferver por cerca de três minutos. Após esse tempo, desligue o fogo e ainda deixe descansar por alguns minutos.
Por fim, é necessário coar e servir. O açúcar é opcional.
COMO FAZER SUCO DE ARANTO?
Já outra forma de consumir é como suco. O preparo é simples, sendo necessário apenas juntar 200 ml de água com 1 folha da planta, bater tudo no liquidificador e servir.
QUAL ARANTO É VENENOSO?
A planta não é venenosa. No entanto, ela pode ser confundida com outras que não são próprias para consumo. Por isso, é preciso ter atenção na hora da compra.
Conforme Wesley, é recomendado não consumir de forma exagerada. Além disso, é contraindicado no caso de gestantes.
EMAGRECE?
A plantanão é recomendadapara quem busca realizar o uso prolongado com fins de emagrecimento. O especialista detalhou que o consumo deve ocorrer de forma mais pontual para os casos de tratamento medicinal.
Isso porque há pesquisas que relacionaram o consumo excessivo da planta a problemas no sistema nervoso, como confusão mental.
*Wesley Abreu é engenheiro agrônomo, formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui especialização em projetos de paisagismo, e é proprietario da empresa Abreu Paisagismo
Portais:
Ajudem compartilhando|comentando…
Luz pra nós
planta de aspecto e forma muito intrigante.
A maioria das vezes que via essa planta, achava que era só pra ornamentação rsrs. #luzpranos
Luz p’ra nós!
Grato pelo post.
Luz p’ra nós!
#luzpranos
Eu achava que era só uma flor, gratidão pela informação!🙏
Luz p’ra nós!
Essa planta é muito interessante, foscava intrigado com a sua capacidade de criar novas mudas.
Gostei, vou procurar essa plantinha! Lpn ✨
Luz p’ra nós
luz pra nós
Luz p’ra nós!
Luz p´ra nós ☥ !!
Luz p´ra nós
Luz p’ra nós!
Wow informações importantes 👏🏾👏🏾
Gratidão por compartilhar 🙏🏾⚛️✅
Luz p’ra nós 🙏🏾⚛️✅⚠️💥
Luz p’ra nós 🙏🏾⚛️✅⚠️