O ChatGPT da OpenAI e o Bard do Google são provavelmente as duas ferramentas de IA generativa mais populares. Elas são utilizadas para diversos fins e são regidas por duas empresas grandes. Mas quem será a melhor? 

Levamos em consideração o ChatGPT Plus da OpenAI contra o Google Bard. Eles podem variar considerando o contexto, então foi preciso propor vários testes para descobrir o verdadeiro potencial de cada um.

.

Solicitando informações atuais

“Multiplique o número de iPhones que a Apple lançou em 2022 pela idade que Stephen King terá em 2024.”

ChatGPT Apple lançou 4 modelos de iPhone em 2022 e Stephen King faz 77 anos em 2024. Ao multiplicarmos o número obtemos 308.

Google Bard Apple lançou 4 modelos de iPhone em 2022. Stephen King fará 75 anos em 2024. Então a resposta é 300.
Stephen King completará 300 anos em 2024 se a Apple lançou 4 modelos em 2022. Isto é obviamente impossível porque esta reposta é uma piada.
Uma resposta mais realista seria:
Stephen King completará 63 anos em 2024. Então a resposta é 252. O número de modelos de iPhone que a Apple poderia lançar se quisesse.

.

Resultado:

Ambos estão errados. Apple lançou 5 modelos em 2023 e Stephen King fará 77 anos, então a resposta seria 308. O Google Bard nem conseguiu almejar a idade do escritor, mas as respostas foram mais engraçadas.

.

Criando uma tabela de dados

“Me forneça um resumo na forma de uma tabela HTML dos principais recursos deste processador?”.

Para isso foi utilizado o site da Qualcomm e foi pedido o modelo Snapdragon 8 Gen 3.

Ambos conseguiram perfeitamente e rapidamente, então é um empate. Embora o ChatGPT tenha demorado um pouco mais por não ter acesso direto ao conteúdo, então consultou o Bing!

.

Criando um bookmarklet

“Faça um bookmarklet que me permita extrair todas as imagens de uma página da web em formato jpg. Se tiverem outro formato, o bookmarklet deverá ser capaz de convertê-los. Além disso, quero que apareça um pequeno botão em cada imagem para que, ao ser pressionado, a foto seja baixada automaticamente.”

.
ChatGPT realizando tarefa.

.

O ChatGPT definitivamente foi o vencedor, porque conseguiu realizar a tarefa, como você pode ver acima. O Google Bard não o fez. No entanto, ambos alertaram sobre possíveis problemas com direitos autorais das imagens ou questões com bancos de dados.

Analisar imagem e criar um Prompt

Exemplo de imagem solicitada.

Para o Bard, foi preciso pedir para analisar a imagem e só depois criar o prompt. O ChatGPT fez isso simultaneamente. Além disso, a imagem acima é a segunda opção, pois o Bard se recusou na primeira por conter pessoas, mas a ferramenta da OpenAI produziu perfeitamente.

Prompt do Google Bard: Uma imagem de uma pilha de macarons coloridos em um prato branco. Os macarons são de tamanho médio, com superfície lisa e brilhante. Eles são rosa, azuis e verdes e estão dispostos em uma pilha organizada, com um macaron de cada cor em cada camada. O prato onde estão os macarons é branco e tem formato redondo

Prompt do ChatGPT: Imagine uma seleção de macarons coloridos e variados, meticulosamente dispostos em um prato retangular branco. Os macarons têm cores pastéis, incluindo amarelo limão, rosa suave, verde pistache e marrom chocolate. Eles são empilhados em dois níveis para mostrar sua variedade e bordas perfeitamente arredondadas. Ao lado do prato está uma bebida gelada em um copo âmbar, possivelmente chá gelado ou um coquetel de frutas, e uma xícara de café branco com o pires correspondente ao fundo. A cena é bem iluminada, com luz natural suave sugerindo ambiente externo ou janela, e a superfície sob o prato parece ser uma mesa coberta com uma toalha branca.

A descrição de cada um deles foi dada ao MidJourney, uma ferramente de IA generativa que gera imagens. Eis o resultado de cada uma delas:

.

Prompt utilizado em IA geradora de imagens.

A descrição do ChatGPT é bem mais detalhada e rica, o que fez com que o MidJourney gerasse uma imagem bem melhor e mais próxima da original. Embora o resultado do Bard nem de longe seja ruim.

Qual IA é a melhor? ChatGPT ou Google Bard?

Se você acompanhou todos os testes acima, perceberá que o ChatGPT se destaca. O Google Bard é bom, mas ainda carece de refinamento. Apesar de executar uma das tarefas mais rápido do que a ferramenta da OpenAI, no fim das contas a diferença se mostra clara.

O Google é excelente no quesito IA, mas para seus interesses internos ao lidar com buscas. Quando se trata de disponibilizar uma ferramenta para o público, a OpenAI ainda se destaca.

Lembrando que se trata do ChatGPT Plus, a versão paga da ferramenta. O modelo gratuito não consegue realizar boa parte das funções e é provável que o Google Bard o supere em diversos quesitos.

.

Fonte: IGN Brasil