
Nesta terça-feira (5), a China lançou com êxito seu foguete Ceres-1 de uma plataforma marítima no mar Amarelo, colocando em órbita quatro satélites, de acordo com a companhia aeroespacial privada da China Galactic Energy.
O lançamento teve lugar às 12h34, horário de Moscou (06h34 no horário de Brasília), na terça-feira (5) de uma plataforma em águas próximas da cidade de Haiyang, na província de Shandong, no leste da China. A missão foi conduzida por equipe do Centro de Lançamento de Satélites de Taiyuan, que fica na província de Shaanxi, no norte da China, de acordo com a Galactic Energy.
O foguete transportou com sucesso os satélites Tianqi-21, Tianqi-22, Tianqi-23 e Tianqi-24 para uma órbita-alvo, de 800 quilômetros de altitude, como parte do grupo de satélites Constelação de Tianqi, que será composto por 38 satélites e várias estações terrestres. Prevê-se que a constelação esteja totalmente implantada e operacional em 2024.
Assista ao momento histórico do primeiro lançamento marítimo do foguete CERES-1! Os lançamentos marítimos oferecem a vantagem de selecionar locais de lançamento e aterrissagem, aumentando assim a eficiência e a segurança do lançamento, além de proporcionar maior flexibilidade.
Watch the historic moment of #CERES1 rocket's first #sealaunch!
Sea launches offer the advantage of selecting launch and landing locations, thereby enhancing launch efficiency and safety, while also providing greater flexibility. (Courtesy:#GalacticEnergy) pic.twitter.com/10vk5ERuD3— Wu Lei (@wulei2020) September 5, 2023
(Cortesia: GalacticEnergy)
O foguete de combustível sólido Ceres-1 foi desenvolvido pela companhia aeroespacial privada da China Galactic Energy para fornecer aos clientes chineses e estrangeiros serviços de lançamento de alta qualidade e a baixo custo para pequenos satélites comerciais.
O Ceres-1 é um veículo de lançamento de 20 metros de comprimento, 1,4 metro de diâmetro. A massa de lançamento é de 33 toneladas. Pode transportar uma carga útil com uma massa total de cerca de 300 quilogramas para uma órbita heliossíncrona.
A missão foi provisoriamente denominada A Pequena Sereia e esse foi o nono lançamento da série de veículos de lançamento Ceres-1.
FONTE: sputnik
https://www.youtube.com/watch?v=DFQ07AhVG5c&t=3004s
https://www.youtube.com/watch?v=dVFDKc02oxQ&t=4379s
https://www.youtube.com/watch?v=ACXUFWtTaLM&t=5755s
https://www.youtube.com/watch?v=99EHqW16FkM&t=4206s
Portais:
Luz pra nós!
#luzpranos
Luz p’ra nós




#luzpranos
Luz p’ra nós
Luz p´ra nós
Luz p’ra nós!
Luz pra nós
Luz p’ra nós!
luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!