

Cientistas dos Estados Unidos e do Reino Unido anunciaram que o primeiro embrião sintético humano foi criado em laboratório por meio de células-tronco, sem a necessidade de óvulos ou espermatozoides. O embrião ainda não tem estruturas básicas do corpo humano e próximos estágios do estudo mostrarão o possível desenvolvimento.
A conquista foi revelada na reunião anual da Sociedade Internacional para Pesquisa de Células-Tronco (ISSCR), nesta semana, nos Estados Unidos.
Como funcionou
- O estudo completo ainda não foi publicado, mas a professora da Universidade de Cambridge e do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech) Magdalena Żernicka-Goetz, que descreveu o feito no evento, explicou como foi feito.
- Segundo ela, os embriões são os primeiros estágios de desenvolvimento do ser humano.
- O cultivo dos embriões a partir das células-tronco embrionárias (material que se transforma em qualquer célula adulta) aconteceu pouco depois do desenvolvimento, cerca de 14 dias.
- Nessa fase, os embriões ainda não têm algumas estruturas básicas, como o intestino, coração pulsando ou o começo do cérebro.
- Assim, para replicar esse embrião inicial, o estudo imitou as células primordiais depois do óvulo e do espermatozoide.
Deu certo?
Como o embrião (e a pesquisa) estão em estágios iniciais de desenvolvimento, não é possível saber se o feito continuará amadurecendo. Se der certo, ele pode criar órgãos, por exemplo.
Objetivo e importância
Porém, para além de ter dado certo ou não, o objetivo do estudo é identificar os mecanismos genéticos nesses primeiros estágios embrionários.
Não há perspectiva de usar os embriões sintéticos na prática clínica, mas eles são importantes para fornecer novas informações sobre distúrbios e condições genéticas e as causas para abortos espontâneos.
Ética
- Por ser um campo de estudo relativamente novo, o estudo traz à tona questões éticas.
- As diretrizes da ISSCR denotam que “a pesquisa científica em e com embriões humanos e linhagens de células-tronco embrionárias em cultura é vista como eticamente permissível em muitos países quando realizada sob rigorosa supervisão científica e ética”.
- Porém, não se sabe até que ponto esses embriões podem chegar e, se eles de fato forem adiante e formarem um ser vivo, se as atuais regras serão mantidas.
- Segundo o chefe de biologia de células-tronco e genética de desenvolvimento no Instituto Francis Crick, em entrevista ao The Guardian, se a intenção é que os embriões sejam tratados como embriões normais, então eles devem se tratados como tal.
- A questão é justamente que os pesquisadores não sabem qual o potencial de desenvolvimento dessa célula e as regras podem mudar ao longo do caminho.
Potencial
- Em 2022, a equipe de Żernicka-Goetz já havia se destacado por fazer um trabalho semelhante ao de agora.
- Eles desenvolveram um embrião sintético de camundongo, que chegou na etapa de ter cérebro, coração pulsante e o início de todos os outros órgãos.
- Esse foi o feito mais avançado até então.
Veja também:
O que são os Grays e reptilianos?
Portais
Fortaleça no merch!
cristolucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressoonline.org
Luz p’ra nós
Luz p’ra nós!
Que loucura onde estamos chegando.
Gratidão pelo post
Luz p’ra nós 🙏
Rapaz, que avanço já estamos. #unebrasil
Luz p’ra nós
Luz p’ra nós!
#luzpranos
Pois é, é que nem eu comentei lá na Portaria, acerca dessa notícia: tem vários questionamentos que podem ser feitos como, por exemplo, se é um embrião, é um bebê a nascer, mas quem é o pai ou a mãe? Sem a semente e o óvulo, então o embrião não tem o Vesica Piscis em sua origem. Sendo fruto de uma única célula de alguém, com o código genético completo, então esse embrião será, na prática, um clone desse alguém. E nesse caso, de quem é aquela Alma? Uma Alma controla um corpo, um corpo é controlado por uma Alma, é uma relação de 1 pra 1. Sendo fruto da técnica CRISPR, que usa bactéria (reino vegetal ou animal) para escrever os genes, seria um protoespírito? Uma consciência desencarnada? Um anjo, um demônio? Ou o corpo sequer teria espírito, movido tão somente pelos impulsos da carne? É de se refletir. Luz p’ra nós!
Então, pensei na possibilidade dos reptilianos. Até coloquei uns conteúdos no final do post!
Gratidão pelo post! Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz pra nós
Luzpranos
Doideira! Fazem todo tipo de experimentos às escuras tbm.
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Gratidão.
Luz p´ra nós
Luz p’ra nós.
Luz p’ra nós!
Luz p´ra nós