Um clube de astronomia de Itapetininga (São Paulo) registrou o momento em que o planeta Vênus apareceu próximo à Lua crescente, na noite de sexta-feira (03/01). O fenômeno deve se repetir no dia 1º de fevereiro desse ano.
De acordo com o astrônomo e professor do Clube Centauri, Rodrigo Raffa, esse não é um fenômeno raro e acontece com frequentemente.
Segundo o professor, esse fenômeno acontece sempre nas fases iniciais da Lua crescente e deve coincidir com Vênus em maior elongação, quando está visível acima do horizonte. Mas essa aproximação entre os astros é algo somente aparente, pois a distância entre os 2 é de cerca de 108 milhões de km.
Rodrigou compartilhou que um fato interessante sobre o início da lua crescente é a parte iluminada da lua, chamada de “luz cinérea”. Segundo o professor, ela se dá devido à luz do Sol refletida pela Terra, iluminando suavemente a parte não iluminada da Lua.
O professor explicou que a Lua crescente e a estrela estão presentes na bandeira de nações islâmicas como a Turquia, o Paquistão e a Tunísia.
Durante o fenômeno de sexta-feira, Vênus atingiu uma magnitude de -4,4 (quanto menor esse número, mais brilhante é o objeto), um dos objetos mais brilhantes no céu noturno no dia. Veja mais fotos e entenda sobre conjunções planetárias clicando aqui.
Fonte: g1.globo.com
Portais:
Luz p’ra nós✝️
Ajudem compartilhando|comentando
Luz p ra nós
A “aproximação” entre a Lua e Vênus sendo apenas aparente nos lembra como a perspectiva molda a nossa visão da realidade.
Luz para o reino 🕯️
Isso também prova que as distâncias não batem!👍👏