
Na Arábia Saudita, nas províncias do sul de Jizan e Asir, junto com a fronteira com o Iêmen, encontrei os lendários “homens das flores”.
Durante séculos, os descendentes das antigas tribos Tihama e Asir adoravam usar guirlandas coloridas. Esqueça o keffiyeh árabe, certifique-se de usar algumas flores no cabelo! As coroas feitas de flores frescas não são apenas bonitas de se ver, mas também são requintadamente perfumadas.
E, claro, a primeira coisa que fizeram quando me viram foi colocar uma guirlanda na minha cabeça!
As guirlandas e grinaldas são feitas todas as manhãs em mercados locais como Sabya ou Addair. Alguns homens preferem selecionar suas próprias ervas e flores e preparar as próprias guirlandas para um visual mais exclusivo. Ervas como manjericão selvagem, feno-grego e flores de calêndula são as mais populares.
Vinte anos atrás, as tribos levavam vidas totalmente isoladas, sem eletricidade ou estradas de concreto e viviam de acordo com os ditames da lei tribal conservadora. Nenhuma mulher pode ser vista nesses mercados, é um negócio masculino.
As guirlandas mais elegantes são feitas com um tipo de jasmim branco que é tão frágil que os vendedores têm que guardá-lo em geladeiras. Uma guirlanda como esta pode ser usada por dois dias.
Há alguns anos, as futas eram tecidas na aldeia iemenita de Bayt Al Faqih, mas hoje em dia são feitas na Índia.
A fitoterapia é muito popular no Reino da Arábia Saudita e acredita-se que cure dores de cabeça. Você pode até identificar pessoas colocando manjericão selvagem diretamente no nariz quando se sentem doentes. O kohl que os homens colocam nos olhos também tem efeitos medicinais.
Os floristas também podem ser encontrados do outro lado da fronteira saudita, no Iêmen. A guerra em curso entre os dois países gerou muito constrangimento na comunidade, pois as pessoas pertencem à mesma tribo.
Viver na serra é uma tradição antiga que permite monitorizar a área desde os pontos mais altos e também uma boa forma de apanhar ar fresco no verão. Os floristas cultivam café e khat, uma droga estimulante, em terraços. As pessoas só podem mastigar khat nesta área da Arábia Saudita. Uma exceção em um país onde a posse de drogas leva à pena de morte.
As casas são feitas de pedra vermelha e tijolos de barro. As torres de vigia eram usadas tanto para segurança quanto para celeiros.
Esta arte chamada Al-Qatt Al-Asiri foi criada por mulheres e recentemente foi listada pela UNESCO. As mulheres também usam guirlandas de flores, principalmente em casa, mas é estritamente proibido tirar fotos delas.
Muitos floristas ainda cuidam de antigas casas de família ou torres de vigia, algumas com mais de duzentos anos. A população local faz questão de explicar que sua comunidade habita a região há mais de 2.000 anos.
Os floristas tendem a guardar seus chapéus naturais mais elaborados para o Ramadã e casamentos. Os amigos costumam ser vistos com o mesmo visual.
Por muito tempo, eles relutaram em tirar fotos ou até mesmo em conhecer estrangeiros. Com o ritmo crescente de desenvolvimento econômico no Reino da Arábia Saudita, no entanto, as coisas estão mudando rapidamente.
Os homens das flores fazem questão de manter sua tradição de decoração floral, pois é uma maneira pacífica de diferenciá-los do resto do país. Se alguns homens abrem mão das guirlandas, muitos mantêm os cabelos compridos como parte da cultura local.
Alguns estão tão orgulhosos de suas decorações florais que as compartilham no Instagram. Também é uma boa maneira de mostrar sua aparência para as garotas que amam antes do casamento. Mesmo que a sociedade ainda seja muito conservadora, as redes sociais estão permitindo que jovens homens e mulheres tenham contato privado uns com os outros.
As crianças também usam a adaga tradicional chamada jambiya, feita de chifre de rinoceronte para os mais ricos.
Por: Eric Lafforgue
Portais
Fortaleça no merch!
cristolucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressoonline.org
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Interessante.
Luz p’ra nós!
#LuzPraNós!
Luz pra nós!
Cultura linda! Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz pra nós!
Luz p’ra nós!
Luz P’ra Nós!
Luz p’ra nós!
Condicionamento cultural ✅⚠️
Luz p’ra nós 🙏⚛️💥⚠️✅