Os robôs humanoides estão cada vez melhores. Eles estão aprendendo mais rápido, dançando, conversando entre si e até mesmo podem limpar a sua casa para você! A atividade da vez é uma corrida entre eles.
O desafio foi proposta pela startup chinesa Robot Era e o escolhido foi o carro-chefe da empresa, o Star1. Duas unidades dele foram levadas até o Deserto do Gobi, que fica entre o Norte da China e o sul da Mongólia.
Eles correram por 34 minutos em diferentes tipos de terreno: grama, asfalto, terra e rocha. No fim das contas, um robô venceu o outro – e o motivo que o levou à vitória é bastante curioso.
É curioso e nada tem a ver com especificações técnicas da máquina. Nem com alta tecnologia. As duas máquinas eram idênticas, a única diferença é que uma delas estava vestindo um… tênis de corrida!
O que sabemos sobre o Star1
- A Robot Era ainda não divulgou tantos detalhes sobre o Star1.
- O que sabemos é que ele tem aproximadamente 1,70 m de altura e pesa 65 kg.
- Pelas imagens, dá para ver que eles correm bem esquisito, mas demonstraram ótimo equilíbrio (principalmente levando em conta o fato de estarem em terrenos acidentados).
- Superfícies como essa exigem juntas flexíveis e adaptáveis que possam absorver impactos e se ajustar às irregularidades.
- De acordo com a startup, a máquina funciona com um modelo de Inteligência Artificial integrado, e suporta tanto aprendizagem por imitação quanto aprendizagem por reforço.
- A empresa acrescenta que os dois robôs que participaram da experiência passaram por um “rigoroso treinamento de simulação em ambientes virtuais”.
- A Robot Era informa que o humanoide vestindo teve uma excelente velocidade média 3,6 metros por segundo durante os 34 minutos de percurso.
- Isso dá algo em torno de 11 km/h – uma velocidade bastante consistente.
- A companhia afirma que o teste “visou destacar a adaptabilidade do robô a ambientes naturais do mundo real”.
- A ideia deles é levar esse mesmo humanoide para residências e locais de trabalho nos próximos meses.
Mais sobre a Robot Era
A Robot Era é uma empresa relativamente nova. A startup foi incubada na Universidade de Tsinghua em agosto de 2023. Ou seja, em pouco mais de um ano eles já entregaram um robô humanoide funcional.
Mais de um, na verdade. Há aproximadamente 4 meses, eles levaram uma máquina chamada XBot-L para a Grande Muralha da China. O modelo é um pouco mais simples que o Star1, mas conseguiu andar tranquilamente por uma das Maravilhas do Mundo Moderno.
A Robot Era se junta, assim, a um seleto grupo de empresas que já criaram robôs humanoides, como as também chinesas Unitree e Fourier, ou ainda a Tesla e a Figure AI.
Usando a figura do começo do texto, essa é uma corrida para ver quem entrega o melhor modelo. E os vencedores somos nós, que um dia aproveitaremos esses avanços tecnológicos. (fonte> olhardigital)
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós 🙏🏼⚛️✅
Luz pra nós.
Luz p’ra nós
Luz p’ra nós.
Da uma bad só de pensar em um monte desses correndo por aí…
#Luzpranos
Luz p’ra nós 🙏🏻