Salve EDL;
Na última live acabei esquecendo de falar do assunto principal.
Ao fim da Segunda Guerra mundial, como todos sabemos, o mundo ficou dividido entre duas possibilidades que até hoje conflitam: Direita e Esquerda.. Capitalismo e Comunismo, porém, à beira da Guerra Nuclear.
De um lado os E.U.A, e de outro, a União Soviética. Ambos os lados com ogivas nucleares e alto poder de alcance, – o que fora demonstrado por seus programas espaciais. O mundo estava por um fio. Qualquer primeira cidadezinha explodida, desencadearia uma sequência de destruições em massa, resultando em séculos de vestígios químicos danosos à Vida. Só um milagre poderia impedir isso, e como sabemos, milagres é com Deus mesmo.
Dentre todas as grandes nações do mundo, uma pequenina ilha do Caribe seria a forma que Deus usaria para resolver a situação.
Até quase a chegada do Século XX, Cuba era ainda da Espanha; e foi quando os E.U.A quiseram levar sua “liberdade” para lá, tirando a Espanha do local e criando sua própria ilha de festas.
O povo não gostou nada disso e se rebelou, o que fez os E.U.A se defenderem apoiando um Ditador que servisse de diretor local para eles. Ou seja, um grande traidor da pátria, desses que amam o “sonho americano” acima de suas próprias nações, tipo os bolsominions de hoje.
Foi então que Fidel Castro, estudando Direito em Havana, aprofundou-se nos direitos dos trabalhadores que se espalhava pelo ideal soviético; – percebendo que estes também eram inimigos daquele país que os oprimia; – era inevitável que um cubano se identificasse com a luta socialista. Afinal, o que os E.U.A faziam com o mundo, faziam muito mais de perto com sua pequena ilha.
Dessa forma, Fidel juntou um punhado de homens e se rebelou, dando uma entrevista onde blefou tão bem que fez com que o ditador local fugisse para os E.U.A. É claro que tinha a esperança de conseguir forças estadunidenses e voltar com tudo. Não sabia ele, que Fidel estaria preparado, impedindo todas as tentativas de retomada de poder dos E.U.A.
Isso mesmo, aquela ilhazinha minúscula, do LADO dos E.U.A, conseguiu impedir todos os ataques americanos. Fossem através de golpes, infiltração, tentativas de assassinato e invasões militares. Esse é o poder de um povo unido de alma e coração, por menor que seja.
Quando a coisa começa a parecer impossível, vem outro milagre divino: a aliança com a União Soviética, que deu apoio econômico e militar. Aí que entra o ponto principal da nossa história – pois os E.U.A haviam colocado misseis na Turquia, ameaçando a União Soviética de perto.
Quem diria que aquela ilhazinha “inexpressiva” seria exatamente o que os Comunistas precisariam? Uma base ao lado dos rivais, podendo destruir qualquer cidade americana que quisessem.
Foi nesse momento que os E.U.A estremeceram! Explodir uma cidadezinha de sofredores em uma ditadura, não mudaria em nada seu poder militar nacional. Mas um míssil explodindo qualquer cidadezinha da “grande democracia da liberdade”, deixaria sua população mimada em desespero. Colocaria suas ações e grandes empresas no limbo. Toda sua estrutura dependente de formalidades ruiria na hora. Seria fim de jogo! E isso já estava começando a acontecer, só pelo medo da presença Soviética ali.
Assim os E.U.A abriram as pernas p’ra União Soviética e do dia para a noite deixaram de ser inimigos. Retiraram toda a perseguição e tropas, desde que a União Soviética retirasse os misseis de Cuba. Daquele ponto em diante, buscariam a diplomacia.
Assim, graças a Cuba, nos livramos da Guerra Nuclear que acabaria com a humanidade como a conhecemos.
– Diante de protestos Cubanos focando a Honra Soviética (que retirava seu apoio), adicionaram no acordo a exigência de que os E.U.A deveriam deixar Cuba em Paz.
Desta forma, estava encerrada a guerra física, porém, os bloqueios comerciais continuaram até nossos dias.
Em meados de 2003 Fidel disse:
“Nosso povo heróico lutou 44 anos desde uma pequena ilha do Caribe, a poucas milhas da mais poderosa potência imperial que a humanidade já conheceu.
Com ele escreveu uma página sem precedentes na história. Nunca o mundo viu uma luta tão desigual!”
Acima Lula e Fidel, em 2003 – Fidel Castro morreu em 2016 aos 90 anos.
É Fidel… Cuba nunca teve a menor chance, mas contra Deus ninguém pode.
Luz p’ra nós
Deus faz dos pequenos os Grandes e dos grandes nada… #LuzPraNos
Incrivel essa historia, com Deus ninguem pode!
Luz p´ra nós
Foda! Obrigada pelo post e pela live Mestre… Luz p’ra nós!
Maravilha é poder conhecer esse milagre de Deus.
Luz P’ra Nós!
Tava no trampo no momento da live mas agora vô sintoniza aqui, gratidão por tudo Bob, Luz p’ra nós!
Desafiar Deus, não leva a nada! 🙏Luz p’ra nós💜
Luz pra nós!
Como é bela a história escrita por Deus…Gratidão Mestre! Luz p’ra nós!
Post incrível! Gratidão, Mestre! Glória a Deus! Luz p’ra nós
Gratidao eterna e infinita Mestre!
Deus é o Senhor dos exércitos, poderoso nas batalhas. Viva a coerência !
Luz pra nós 🙏
Luz pra nos
Luz p’ra nós
Luz p’ra nós, Obrigado Mestre
Muito bom! Não costumava gostar de história mas agora com tudo fazendo sentido e Deus no meio tô gostando! Luz pra nós!
Luz p’ra nós!
Quem diria que uma pequena ilha acalmaria os ânimos militares das maiores potências da época, só Deus mesmo para nos livrar de uma guerra nuclear mundial
Luz pra nós!
Gratidão mestre
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós! 🙏🙏
Luz pra nós!
Que história magnifica, é só confiar o amanhã é certo. Luz P’ra nós!
Luz p’ra nós
Linda história, no fim vamos vendo que esses países hoje oprimidos foram vitimas e heróis e não vilões, gratidão por nos abrir os olhos mestre.
Luz p´ra nós.
Muito bom! Vlw!
Luz p’ra nós!!!
Muito bom!
Essa história o colégio não me contou. Faz muito sentido. Gratidão Mestre Bob. Luz p’ra nós! ❇
live e conteudo foda como sempre, luz p’ra nós!
Luz para nós!
Luz pra nós!
Luz p’ra nós.
Luz pra nós
Gratidão pelo post, Luz p’ra nós!
papo nuclear voltou esses dias… oraora Luz p’ra nós
Luz p’ra nós!
Luz p´ra nós!
Muito interessante. Conteúdo único! Damos graças.