Pessoas que ajudam os outros acabam se ajudando também
O Dia Internacional do Voluntariado é uma data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de conscientizar e incentivar a participação de mais pessoas e de promover diversas ações voluntárias ao redor do mundo no dia 5 de dezembro.
Hoje, 28 de agosto é data em que se celebra o Dia Nacional do Voluntariado.
De acordo com a Lei 9.608/1998, o trabalho voluntário é definido como a atividade não remunerada prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza, ou a instituição privada de fins não lucrativos, que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social.
Praticar o voluntariado envolve a entrega de tempo, trabalho e talento em prol de alguma causa, organização ou grupo de pessoas. Trata-se de uma oportunidade de conhecer outras realidades, aprender novas funções, viver outras experiências e, até mesmo, de se aprimorar profissionalmente.
No Brasil, o Dia Nacional do Voluntariado é comemorado em 28 de agosto, e foi instituído através da Lei nº 7.352/1985, promulgada pelo então presidente da República José Sarney.
A cada ano, a ONU define um tema a ser trabalhado nas ações de voluntariado. Todos os temas são pensados de acordo com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que são:
- Erradicação da Pobreza
- Fome Zero
- Saúde e Bem Estar
- Educação de Qualidade
- Igualdade de Gênero
- Água Potável e Saneamento
- Energia Limpa e Acessível
- Trabalho Decente e Crescimento Econômico
- Indústria, Inovação e Infraestrutura
- Redução das Desigualdades
- Cidades e Comunidades Sustentáveis
- Consumo e Produção Responsáveis
- Ação Contra a Mudança Global do Clima
- Vida na Água
- Vida Terrestre
- Paz, Justiça e Instituições Eficazes
- Parcerias e Meios de Implementação
Nos últimos dois anos, a pandemia de Covid-19 incentivou a ONU a trazer temas como voluntariado online, espírito voluntário durante uma crise sanitária mundial, e como as ações voluntárias passaram a ter novo sentido nestes tempos.
O coração do brasileiro é imenso!
Trabalho voluntário: uma história de conexão com os valores cristãos.
Estatisticamente já se comprovou que o voluntariado contribui não só para o acréscimo de bem-estar, como também a diminuição de sintomas depressivos e melhora da qualidade de vida.
Alguns estudos destacam, inclusive, o trabalho voluntário como estratégia de promoção de saúde, principalmente para a população idosa. E o mais bacana é que o Brasil está entre os países com mais adesão aos trabalhos sociais!
Esse é um dado da pesquisa World Giving Index, da Charities Aid Foundation. A instituição criou um Ranking Global de Solidariedade, que contém 114 nações e o Brasil aparece na 54ª colocação.
‘Ajudar alguém, sem olhar a quem’
Médicos Sem Fronteiras
A Médicos Sem Fronteiras (MSF) é uma organização humanitária internacional que leva cuidados de saúde às pessoas vítimas de crises humanitárias graves, atuando em contextos de conflitos armados, guerras, epidemias, pandemias, desastres naturais, socioambientais, situações de refúgio, migração e deslocamento forçados. Sua ação se estende a mais de 70 países.
A Diretora de Comunicação da MSF Brasil, Nina Torres, conta, ao contrário do que muita gente pensa, que a organização não costuma recrutar voluntários para a realização de seus trabalhos, mas que apesar disso, o espírito de voluntariado é essencial para que seus profissionais contratados escolham trabalhar em situações emergenciais e, muitas vezes, adversas.
“Ao mesmo tempo, contamos com milhões de doadores. Eles são em sua grande maioria pessoas físicas que, também de maneira voluntária, dispõem-se a ajudar MSF a realizar sua tarefa, dando autonomia e independência para que o único critério que levemos em conta para decidir sobre a implantação de um projeto seja a necessidade de nossos pacientes.”
Greenpeace
A Greenpeace é uma organização ambiental comprometida com a preservação da biodiversidade, defesa dos povos originários, na promoção da paz, desarmamento global e a não-violência. A organização depende exclusivamente do apoio de pessoas físicas para financiar suas atividades.
Rafael Ferraz, porta-voz de Comunidades do Greenpeace Brasil conta que desde a fundação, o voluntariado exerce um papel essencial para a atuação da organização. Hoje, são 3.500 voluntários em todo o país e 20 grupos locais nas cinco regiões nacionais:
“Contar com pessoas que dedicam seu tempo a levar os projetos e campanhas da organização pelo país todo de formas diversas e criativas, que vão desde ações nas ruas, como as limpezas de praias, a ações educacionais, como o Projeto Escola, contribui para que mais pessoas conheçam as pautas defendidas pela organização, assim como permite que elas possam se engajar e apoiar a causa”.
Referências:Sónoticiaboa l ObservatoriodoTerceiroSetor
Portais:
Ajudem compartilhando|comentando…
Luz pra nós ✨
Gratidão, Mestra.
Luz p’ra nós!
Amém, luz p’ra nós #unebrasil
#LuzPraNos
Gratidão!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra Nós !
Luz p’ra nós!
Luz P’ra Nós!
Luz pra nós
Luz p’ra nós!
Gratidão.
Luiz p´ra nós
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Brasileiro é zik4
Gratidão por compartilhar 🙏🏾⚛️
Luz p’ra nós 🙏🏾⚛️✅⚠️💥