O drone rastreia sua trajetória e desvia de obstáculos em tempo real
Pesquisadores da Universidade de Zurique, na Suíça, desdobraram um drone quadricóptero autônomo. O dispositivo foi projetado com hardware e software de código aberto, fazendo com que qualquer pessoa possa ter um.
O drone porta varias novas tecnologias autônomas e a eficientes, tanto em voos de curta como de média duração, além disso não há necessidade de um controlador do reino humano. O autor do estudo, Davide Scaramuzza disse:
Os quadricópteros podem ser voadores muito ágeis, principalmente quando têm um piloto humano guiando seus movimentos. Por outro lado, os drones autônomos sofrem com problemas de agilidade, principalmente ao viajar em altas velocidades.
Inteligência Artificial
P’ra expandir a velocidade de voo, os pesquisadores adicionaram sensores de visão computacional e outros sistemas de monitoramento e controle, dando um upgrade na capacidade de receber e processar informações no mesmo momento.
Eles também acrescentaram um módulo avançado de inteligência artificial (IA) chamado Jetson TX2. Esse algoritmo desenvolvido pela Nvidia é capaz de realizar tarefas complexas que comandam o hardware do drone com rapidez suficiente para garantir um voo ágil e mais suave. Scaramuzza detalha:
Nós testamos nosso quadricóptero em uma ampla variedade de voos, desde lentos e constantes, até aqueles com velocidade máxima para evitar obstáculos. Com esse novo sistema de IA, o drone conseguiu manter a agilidade mesmo em deslocamentos a 50 ou 70 km/h
Autocontrole
Durante os experimentos no laboratório, os cientistas também constataram que o drone é capaz de rastrear sua própria trajetória, observando continuamente sua posição no ar p’ra calcular onde está e quando deve se movimentar para corrigir o percurso.
Além disso, o novo sistema de inteligência artificial permite que a aeronave aprenda enquanto faz outros voos, melhorando seu desempenho com o passar do tempo e sem precisão de adicionar dados ou informações relevantes, como trajeto, altitude, obstáculos, velocidade e distância percorrida. O professor Davide Scaramuzza pontuou:
No futuro, esse drone autônomo poderá ser utilizado em missões de busca e resgate no mundo real, ou talvez, para fazer entregas de mercadorias em ambientes urbanos, onde a capacidade de viajar em altas velocidades evitando todo tipo de obstáculos é fundamental.
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
luz p’ra nós
Luz pra nós!
Luz para nós!!
#LuzPraNos
Daora!
Luz p´ra nós
lpn
Luz p’ra nós!
Reino da Luz
Luz p´ra nós!
Luz p´ra nós!