Em pronunciamento inédito, Putin convoca 300 mil reservistas e faz ameaça nuclear: ‘não é um blefe’. O presidente da Rússia disse também ter prorrogado contratos dos soldados que lutam na Ucrânia por tempo indeterminado. Europeus se disseram preocupados com as ameaças, feitas após rápida contraofensiva das forças ucranianas.
A Rússia está lançando uma mobilização parcial de seus cidadãos, conforme anunciou, nesta quarta-feira (21), o presidente Vladimir Putin durante um discurso altamente esperado à nação.
“Para proteger nossa pátria, sua soberania e integridade territorial, para garantir a segurança de nosso povo e do povo nos territórios libertados, considero necessário apoiar a proposta do Ministério da Defesa e do Estado-Maior de realizar uma mobilização parcial na Federação Russa”, afirmou Putin.
Os esforços para iniciar a mobilização parcial começarão nesta quarta-feira, anunciou Putin. O líder russo ainda disse que já foi assinado um decreto para oficializar a medida.
Segundo o ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, o decreto prevê a convocação de 300 mil cidadãos. Em entrevista à televisão estatal russa, Shoigu declarou que os estudantes e aqueles que serviram como recrutas e a maioria dos milhões de reservistas não seriam convocados.
“Repito, estamos falando apenas de mobilização parcial. Ou seja, apenas os cidadãos que estão na reserva e, sobretudo, aqueles que serviram nas Forças Armadas, têm certas especialidades militares e experiência relevante, estarão sujeitos ao recrutamento”, explicou o presidente russo.
“Depois que o regime de Kiev recusou publicamente uma solução pacífica para o problema de Donbas hoje e, além disso, anunciou sua reivindicação de armas nucleares, ficou absolutamente claro que uma nova próxima ofensiva em grande escala no Donbas, como já havia acontecido duas vezes antes, era inevitável”.
Não está claro a que Putin está se referindo com sua menção às armas nucleares.
Esta é a primeira mobilização militar feita pela Rússia desde a Segunda Guerra Mundial.
“Isto não é um blefe”, declarou o líder russo. “Vários representantes do alto escalão de países da Otan falam da possibilidade e admissibilidade de usar armas de destruição em massa contra a Rússia. Falam até de ameaça nuclear. Quero dizer a quem diz isso que nosso país possui uma variedade de armas de destruição, algumas mais modernas até que as dos países da Otan”.
Reações dos governantes
Em seu discurso na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) desta quarta-feira (21), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse que ninguém ameaça a Rússia, e que a guerra na Ucrânia é “uma guerra de um homem só“.
Apesar de mostrarem certa preocupação com o tom ameaçador de Putin, representantes de países como Alemanha e Reino Unido avaliaram que as novas ações anunciadas pelo líder russo são o sinal de que Moscou está perdendo a guerra na Ucrânia.
O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jens Stoltenberg, chamou as palavras de Putin de “retórica perigosa e imprudente”.
“Vamos garantir que não haja mal-entendidos em Moscou sobre exatamente como vamos reagir. Claro que depende do tipo de situação ou de que tipo ou armas eles podem usar. O mais importante é evitar que isso aconteça, e é por isso que estamos sendo muito claros em nossas comunicações com a Rússia sobre as consequências sem precedentes desse ataque”, declarou Stoltenberg.
Fontes: ‘CNN’, ‘g1’ e ‘Sputnik’ – com alterações
Veja também:
Passagens bíblicas que só a Escola de Lucifer explica – Velho Testamento
Portais:
VAMOS AJUDAR NO MERCH – Luz p’ra nós!
Santo Deus!! Oremos pela misericórdia…Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós.🙏
Luz p’ra nós!!!
Luz p´ra nós
mta treta!
Teatro caiu!
Luz p’ra nós 🍎.
Luz p’ra nós!
#LuzPraNos
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Tá bem tenso esse teatro. Luz p’ra nós!
Deus abençoe 🙏
luz pra nós!
luz pra nós
Luz pra nós ‘
Luz p’ra nós!
Luz p´ra nós!
Ele diz que a Rússia é importante para o mundo
Nada é em vão!