
A conceituada revista Nature publicou, uma pesquisa que explica o mecanismo físico-químico responsável pela formação de chuvas na floresta amazônica, que impacta até mesmo o cenário climático mundial.
Um grupo internacional de estudiosos, com direito a destaque da participação de brasileiros, descobriu que esse fenômeno ocorre em decorrência da liberação do gás isopreno, que sai da vegetação até a parte da atmosfera acima da superfície terrestre.
Entre 8km e 15km de altitude, as temperaturas podem chegar a 60ºC negativos. 2 horas antes do nascer do sol, radicais hidroxila reagem com o gás, formando nitratos orgânicos.
A radiação do sol provoca reações com esse composto, e resulta na produção de nano partículas de aerossóis que geram as nuvens.
A Floresta Amazônica libera diversos gases, conhecidos como compostos orgânicos voláteis, entre eles, o isopreno. Estudiosos creem que, ao longo de um 365 dias, são liberadas mais de 500.000.000 de toneladas de isopreno, sendo pelo menos 1/4 na floresta amazônica.
As partículas já haviam sido identificadas anteriormente, mas essa foi a primeira vez que estudiosos conseguiram entender o mecanismo por completo, isso por que eles acreditavam que o isopreno sofreria reações e se degradaria antes de chegar às altitudes da atmosfera.
Essa descoberta é importante porque abre caminho para novas pesquisas mais complexas acerca de clima e tempo, e também melhorar a compreensão sobre o funcionamento do mundo.
Experimento
O resultado foi obtido graças ao experimento CAFE-Brazil (sigla para Chemistry of the Atmosphere: Field Experiment in Brazil), que, em tradução livre, significa Química da Atmosfera: Experimento de campo no Brasil.
Durante a pesquisa, foram realizados vários voos pela bacia amazônica a uma distância de 14km. O experimento durou cerca de 30 dias, entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023, e chegou a um total de 136 horas de voo com 89.000km analisados.
Fonte: correiobraziliense.com.br
Portais:
Luz p’ra nós✝️
Ajudem compartilhando|comentando
O isopropeno liberado pela floresta Amazônica e reagindo com a luz do sol, formam nuvens de chuva. Que show, vendo a ciência dando forma a explicação sobre submersão de Atlântida nessa região de floresta, explicada e live pelo mestre Bob. LPN
Luz p’ra nós!
Incrível terem descoberto esse processo de liquefação e formação de chuvas na Amazônia. A natureza brasileira é única.
#unebrasil
Luz p’ra nós
#luzpranos
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!