A OpenAI surpreendeu o mercado na sexta-feira ao anunciar a demissão de Altman e sua saída do conselho. Segundo o jornal, os investidores da OpenAI e apoiadores de Altman pressionaram os quatro membros do conselho da startup para trazê-lo de volta.
Sam Altman, ex-presidente-executivo da OpenAI, desenvolvedora do ChatGPT, participava neste domingo de negociações com o conselho da empresa para retornar ao cargo. A informação foi publicada na atual edição do diário norte-americano ‘The New York Times’ (NYT).
A OpenAI surpreendeu o mercado na sexta-feira ao anunciar a demissão de Altman e sua saída do conselho. Segundo o jornal, os investidores da OpenAI e apoiadores de Altman pressionaram os quatro membros do conselho da startup para trazê-lo de volta.
Além dele, Greg Brockman também negocia seu retorno. Ele também é cofundador da startup e ocupava o cargo de presidente da OpenAI, mas se demitiu após a saída de Altman.
Investimentos
De acordo com o NYT, a Microsoft estaria liderando a campanha de pressão pela volta de Altman. A empresa tem investimentos de US$ 13 bilhões na OpenAI. Por fim, o jornal informa que foi ventilada a possibilidade de que um grupo de investidores estava disposto a aportar recursos em uma nova empresa comandada por Altman, para concorrer com a criadora do ChatGPT.
A demissão de Altman foi informada em um comunicado da OpenAI, em que foram feitas duras críticas ao executivo e dizendo que ele “não era consistentemente sincero nas suas comunicações com o conselho, prejudicando a sua capacidade de exercer as suas responsabilidades”.
“O conselho não confia mais na capacidade dele de continuar liderando a OpenAI”, disse a empresa, em nota.
Executivo
A OpenAI, empresa pioneira no desenvolvimento de ferramentas amplamente utilizadas de IA generativa, demitiu seu cofundador e CEO Sam Altman e perdeu outro executivo sênior após uma série de desentendimentos crescentes sobre questões fundamentais no cerne da inteligência artificial: como manter a tecnologia segura e, ao mesmo tempo, lucrar com ela.
Ao anunciar a saída de Altman, o conselho da OpenAI também disse que Mira Murati, uma engenheira nascida na Albânia e formada em Dartmouth, que ajudou a desenvolver alguns dos produtos mais conhecidos da empresa como sua diretora de tecnologia (CTO), será a CEO interina da OpenAI.
Ao lado dos desentendimentos sobre a estratégia, os membros do conselho também lidaram com as ambições empreendedoras de Altman.
Veja também
Portais
Fortaleça no merch!
Escola de Lucifer
Unebrasil
Unebrasil Círculo EDL
Unebrasil Oryon
Congresso Online
Projeto Quero Vencer
Luz p’ra nós!
#luzpranos
Luz pra nós!!!!!!!
#luzpranos
Espero que eles consigam resolver esse impasse de forma pacífica e ética.
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós 🙏⚛️💥⚠️✅