Louva-a-deus orquídea imita a flor e tem aparência impressionante
Nativo da Indonésia, o inseto apresenta características curiosas que servem para camuflagem, ajudando na alimentação e na sobrevivência contra predadores
Apesar das cores e de formatos que lembram pétalas, a espécie Hymenopus coronatus não é uma orquídea que pode ser cultivada em casa. Na verdade, ela não é nem do reino vegetal. Surpreendentemente, trata-se de um inseto. Adivinhe seu nome popular? Sim, louva-a-deus orquídea!
Caracterizado principalmente pelos seus tons roxo, rosa, branco e amarelo, o louva-a-deus orquídea tem semelhanças impressionantes com a flor. As fêmeas mais ainda. Elas possuem projeções nas pernas, chamadas lobos, que parecem uma pétala.
Além disso, tanto machos quanto fêmeas são simétricos e têm olhos pontudos, mas apresentam diferenças de tamanho: enquanto os machos não chegam a 3 cm, as fêmeas medem entre 6 cm e 7 cm.
Segundo o biólogo Leonardo Lanna, existem outras espécies do louva-a-deus orquídea, mas a Hymenopus coronatus é a mais conhecida e pode ser encontrada em florestas da Indonésia, de onde é nativa.
Por ser um inseto que desperta curiosidade, porém, ele já é visto em outros lugares do mundo, como Europa e Estados Unidos. “Acaba que muita gente trafica e vende nesses lugares, internet, em feiras… O orquídea é um dos mais visados dentro desse mercado de pets exóticos”, lamenta Lanna, fundador do Projeto Mantis, que se dedica a descobrir novas espécies de louva-a-deus no Brasil.
Os aspectos parecidos com a flor se devem a uma questão evolutiva. “Eles não são assim para poder caçar, mas conseguem caçar justamente por terem essa aparência”, afirma Leonardo. Sua camuflagem contribui tanto para a alimentação quanto para a sobrevivência contra outros predadores. Uma vez escondidos, os insetos usam somente a força das pernas dianteiras para capturar a presa, já que não possuem veneno.
Para os mais receosos com insetos, o especialista tranquiliza: “Eles também não mordem, nem picam. Para o ser humano, os louva-a-deus não oferecem nenhum perigo.”
Na verdade, os simpáticos animais podem ser inclusive nossos aliados no paisagismo, sendo até considerados guardiões. “Como eles se alimentam de outros insetos menores, se você tem um louva-a-deus na sua planta, dificilmente haverá uma infestação de algum outro bicho que pode ser danoso a ela”, destaca o biólogo. “Manter o louva-a-deus lá é sempre muito saudável para o seu jardim.”
Gostaram do post, então vejam outras notícias relacionadas, logo abaixo:
1-Sistema Hidropônico – Uma alternativa Inteligente
2-Jardim luminoso Kairakuen combina natureza, arte e tempo
3-O genial ”Que horas ela volta?”
Gratidão por lerem o post!
Luz para nós!
Luz para nós!!
Lindo.
Luz pra nós!
Luz p’ra nós
#LuzPraNos
Que legal.
Luz p’ra nós!
Q lindo ! Lpn!
Já vi uma aranha com menos de cm assim, da mesma cor inclusive. Luz p’ra nós!
Luz p´ra nós
Luz p´ra nós
lpn!!
Luz p’ra nós!
Luz p´ra nós!
Lindo demais
Que coisa mais linda *-*