O ministro das Relações Exteriores do governo eleito Luiz Inácio Lula da Silva, Mauro Vieira, anunciou, no início da tarde desta quarta-feira, 14, que o país deverá retomar as relações com a Venezuela, rompidas pelo governo Jair Bolsonaro. O futuro chanceler também indicou que Lula deverá visitar, no início do mandato, potências como China e Estados Unidos.
“Com relação à Venezuela, o presidente me instruiu que restabelecêssemos as relações, o que faremos a partir de 1º de janeiro. Vamos enviar, num primeiro momento, um encarregado de negócios, para retomar os prédios que temos lá, residências, reabrir a embaixada, e posteriormente indicaremos um embaixador”, disse Vieira.
O governo Bolsonaro publicou, em agosto de 2019, uma portaria que determina o não reconhecimento de Nicolás Maduro como presidente venezuelano, sob a justificativa de “fraude” na sua reeleição. Com isso, o governo brasileiro fechou as portas da Embaixada em Caracas e passou a não reconhecer a representação diplomática oficial do país vizinho.
Questionado sobre se o governo irá reconhecer Juan Guaidó, o presidente autoproclamado da Venezuela, como mandatário, como fez Bolsonaro, o novo chanceler respondeu: “A embaixada ajuda o governo que está. E o governo que foi eleito que está lá é o governo do presidente Nicolás Maduro”.
Prioridades
De acordo com Mauro Vieira, a prioridade do governo Lula será levar o Brasil de volta à cena internacional. “Ele [Lula] disse que o Brasil esteve ausente, por muito tempo, e que a política que deverá ser implementada será uma política de reconstruir pontes”, afirmou o futuro chanceler.
Veja alguns dos pontos defendidos:
- Retomada de programas de cooperação com a África
- Reaproximação com parceiros do mundo desenvolvido: Estados Unidos, China e União Europeia, numa construção de “relação soberana”
- Retomada da participação brasileira em fóruns internacionais que havia sido abandonada, a exemplo da Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos) e da Unasul (União de Nações Sul-Americanas)
- Realização de cúpula de chefes de estado da OTCA (Organização do Tratado de Cooperação Amazônica) na Amazônia, em cidade a ser definida
- Articulação da realização da Conferência do Clima da ONU, a COP-30, em 2025, na Amazônia
Font Veja
Escola de Lúcifer
Ajudem compartilhando|comentando…
Luz pra nós! ♀
Luz p`ra nós
Luz p’ra nós!
#LuzPraNos
Luz pra nós 🙏
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz pra nós
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós
lpn!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz pr’a nós
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós.
Luz p’ra nós 🙏🏻
Luz p’ra nós!
Luz p´ra nós
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Venezuela rica em petróleo e vive numa pobreza sem fim por conta das sanções dos EUA
Gratidão pela matéria!
Luz p’ra nós!