
Uma equipe internacional de pesquisadores estão pesquisando o comportamento de macacos-prego da Fazenda Matos, no estado de Minas Gerais, eles descobriram que a espécie está produzindo ferramentas de pedra de forma não-intencional — uma evolução parecida com a que nossos ancestrais tiveram há cerca de 3,3 milhões de anos, conhecida popularmente como “Idade da Pedra Lascada”, ou Paleolítico.
O fato de que os símios chegaram nesse ponto e, principalmente, que são parentes consideravelmente distantes do nosso ramo no reino animal.
Para os cientistas, o fato de que a inovação ocorreu fora da África, onde nossos ancestrais hominídeos se tornaram humanos, também é muito intrigante.
Os pequenos macacos da pesquisa são os Sapajus xanthosternos, ou macacos-pregos-do-peito-amarelo, que costumam usar pedras como martelos para esmagar sementes e frutos secos com pedras maiores.
Tomos Proffit e Lydia Luncz, do Instituto Max Planck de Antropologia Evolutiva, lideraram a pesquisa, junto aos brasileiros PaulaMedeiros e Waldney Martins, da Universidade Estadual de Montes Claros.
O pulo do gato da pesquisa está na criação não intencional das pedras lascadas. Sua produção, na história humana, é vista como um importante marco da evolução dos humanos.
As lascas que os macacos-prego deixam são parecidas com as que outras espécies, como os macacos-caranguejeiros (Macaca fascicularis) da Tailândia, produzem, também sem intencionalidade.
Isso coloca em cheque a produção de ferramentas líticas pelos nossos ancestrais, já que mostra que nem todas as pedras lascadas são feitas intencionalmente.
Fonte: canaltech.com.br
Portais:
Luz p’ra nós✝️
Ajudem compartilhando|comentando
Interessante. Luz p’ra nós!
Da hora
Mano que sinistro, só o título já chamou atenção..
A pesquisa lembra-nos que a evolução não segue um caminho linear e que o comportamento animal pode oferecer insights valiosos sobre as nossas próprias origens.
Luz p’ra nós 🕯️
Luz p´ra nós
luz p’ra nós
Luz p’ra nós.
Luz p’ra nós 🙏🏻
De alguma forma Deus nos mostra nesses macacos as bases primordiais do reflexo cognitivo do reino animal em nós. Bonito de se ver. LPN
Luz p’ra nós!
Luz pra nós.
muito interessante, grato pelo post.
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
#luzpranos
Interessante.
Luz p’ra nós!