1- Bicos-de-cera-de-cedro
Essa ave gosta de consumir frutas e bagas maduras, que têm o potencial de deixá-lo bêbado. Isso porque, quando está neste estágio, a levedura natural começa a fermentar o alimento, convertendo moléculas de açúcar em etanol e dióxido de carbono.
Assim como acontece com as pessoas, os bico-de-cera-de-cedro embriagados mostram reflexos mais lentos e capacidade de tomada de decisão prejudicada, e isso pode deixá-los mais vulneráveis à predadores e acidentes.
“O álcool é um neurodepressivo, então ele desativa o sistema nervoso e aqueles reflexos rápidos. Tudo o que você imaginaria que acontece quando uma pessoa está bêbada, acontece com os animais também”, explicou Sara Wyckoff, veterinária de vida selvagem do Departamento de Parques e Vida Selvagem do Texas, dos Estados Unidos, à National Geographic.
Por que eles fazem isso? Piotr Tryjanowski, zoólogo da Universidade de Ciências da Vida de Poznań, na Polônia, indica que “provavelmente pelo mesmo motivo que vamos a bares”.
2 – Elefantes africanos
Na literatura científica, há muitos relatos de elefantes africanos intoxicados após consumirem frutas fermentadas da árvore marula.
Apesar de serem enormes e, portanto – pelo menos na teoria –, precisarem de grandes quantidades de álcool para ficarem bêbados, um trabalho realizado por Mareike Janiak, estudante de pós-graduação na Universidade de Calgary, do Canadá, descobriu que eles têm uma mutação genética que torna mais complicado metabolizar a álcool desidrogenase (principal enzima envolvida na quebra do etanol).
No entanto, eles provavelmente não estão buscando prazer quando consumem a fruta da marula, e sim, tentando saciar a fome.
3 – Renas
Na Sibéria, a rena compartilha o habitat com o cogumelo alucinógeno Amanita muscaria (ou agaric mosca/cogumelo do Mario). Biólogos documentaram o animal consumindo o fungo venenoso – e nutritivo.
Reportagem da National Geographic pontua que não está claro se a ingestão do fungo faz com que elas sintam náuseas, vômitos, desorientação e alucinações, como acontece com as pessoas.
4 – Musaranhos de árvore
Na Tailândia, Malásia e Bornéu, sete espécies de musaranhos de árvore consomem principalmente de néctar de palmeiras bertam, que fermenta rapidamente, tornando-se um xarope alcoólico e doce com mais de 3% de álcool.
Ao que tudo indica, a substância não deixa os animais entorpecidos. Eles também não aparentam sinal de intoxicação. O consumo provavelmente se dá pelo seu valor nutricional.
Fonte: umsoplaneta.globo.com
Portais:
Luz p’ra nós✝️
Ajudem compartilhando|comentando
Eu tive uma cadela que adorava maconha, uma vez ela se chapou, ficou deitada uma 2 horas.
Uma vez o cachorro da minha madrasta quando era filhote comeu um raxixe que eu tinha escondido.
Sorte minha que ela e meu pai tinha saído na hr que o cachorro ficou na onda
Ele parecia que tava desmaiado
Ficou umas hrs assim
Luz p’ra nós
#Luzpranos
Luz pra nós ✨
luz p ra nos
Imagina só, os bicho na trip, mergulhando no reino Vegetal/Mineral/Atômico…
Loucura rsss.. LPN
O mundo animal é incrível!
Luz p’ra nós!
#Luzpranos
Que onda rsrs
Luz p’ra nós!
Top. Luz p’ra nós!