
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, deve comparecer à cerimônia de posse de Jair Bolsonaro como presidente da República em 1º de janeiro de 2019. Se acontecer, será a primeira visita de um chefe de governo israelense ao Brasil desde a criação do ilegal Estado, em 1948.
Segundo o jornal Folha de S. Paulo, a intenção foi comunicada pelo próprio Netanyahu ao presidente eleito durante uma conversa por telefone na segunda-feira (29/10) para cumprimentá-lo pela vitória da véspera nas eleições.
No telefonema, o ministro também fez um convite a Bolsonaro para uma visita a Israel, em comentários mais tarde sobre a conversa telefônica, ambos celebraram o estreitamento dos “laços de amizade” entre os dois países esperado a partir do próximo ano.
Segundo a Folha, o embaixador israelense no Brasil, Yossi Shelley, descreveu a conversa como “excelente, aberta, entre amigos”. “Eles se encontraram apenas uma vez em Israel, há dois anos e meio, mas era possível sentir que havia um calor que é mais do que uma conversa de cortesia. Foi possível sentir que havia uma química.”
Shelley se referia a uma viagem de Bolsonaro a Israel em 2016, então deputado federal, organizada pelo ex-candidato à Presidência Pastor Everaldo. Na ocasião, ele foi batizado nas águas do rio Jordão e afirmou que sua primeira visita oficial como presidente, caso eleito, seria ao estado do Oriente Médio.
Durante a campanha eleitoral, Bolsonaro disse ainda que pretendia, como chefe de Estado, reconhecer Jerusalém como a capital de Israel, transferindo a sede da embaixada brasileira de Tel Aviv para a cidade disputada. A medida seguiria os passos do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump – que, inclusive, também falou com o brasileiro nos últimos dias.
O embaixador, que visitou Jair Bolsonaro horas depois da vitória nas urnas, na segunda-feira (29), contou que Netanyahu brincou afirmando que seu filho também se chama Jair (o nome do filho mais velho do ministro israelense é “Yair”).
Durante o governo Dilma Rouseff, o relacionamento diplomático entre Brasil e Israel foi afetado. Em 2014, durante o bombardeio de Israel sob a Palestina, um dos maiores genocídio marcado naquele ano.
Dois anos depois, em agosto de 2015, o governo Rousseff não aceitou as credenciais do candidato ao cargo de embaixador de Israel em Brasília, Dani Dayan. A motivação teria sido o fato de que Dayan liderou, de 2007 a 2013, o Conselho Yesha (representante dos 500 mil colonos israelenses na Cisjordânia e em Jerusalém Ocupada).
Nos oitos anos do governo Lula, o relacionamento não passou por muitas turbulências. Lula chegou a visitar o país, mesmo que tenha se recusado a colocar uma coroa de flores no túmulo do “pai do sionismo”, Theodor Herzl, o que causou um certo mal-estar aos israelenses. Por outro lao, lula aceitou colocar flores no túmulo de ex-presidente palestino Yasser Arafat, em Ramallah (Cisjordânia, considerado como “terrorista” pelos israelenses.
A situação é muito séria, mas não pude deixar de lembrar da música: ” Dê adeus … O Brasil agora é judeu” .
Agora os sionistas estão com os caminhos muito mais livres pra fazer o que mais sabem fazer. Por outro lado, também acreditamos e sabemos que a justiça divina é implacável. Luz pra nós!
Luz pra nós 🙏
Deixa eles acharem que estão enganando mais esse giro! quando derem conta o leão Brasileiro vai estar rugindo e pronto para estraçalhar ratos sionistas.
Luz pra nós 🙏
A covardia e falsidade impera neste povo… Agora troca de caricias. Mas no fundo todos interessados nas riquezas do outro.bando de hipocritas
Luz pra nós
A partir de 2019, a cobra vai fumar
Luz pra nós 🙏
Bora compartilhar com o povão.
Embora poucos darão a devida atenção aos fatos , nós sabemos do peso que se trata isso.
Lux p’ra nós!
Luz pra nós 🙏
E as pessoas não enxergam a diferença do tratamento de Bolsonaro e de Lula para com Israel. Então imagem oque mais não enxergam!
Luz pra nós 🙏
ratos
Luz pra nós 🙏
#LuzPraNos
Luz pra nós 🙏
lpn
Luz pra nós !
Luz pra nós 🙏
luz pra nós !
Luz pra nós 🙏
Luz p’ra nós
Luz pra nós 🙏
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós ✨
Bando de incoerentes
Esse cara se acha
Luz p’ra nós!
Luz p´ra nós!!