Um fóssil de dinossauro com idade estimada entre 66 e 72 milhões de anos foi achado em um canteiro de obras na China.
As ossadas, desenterradas da construção ainda em 2017, foram estudadas por paleontólogos do Museu de História Natural de Zhejiang, que descobriram que se trata de uma espécie de dinossauro desconhecida até então.
Batizado Asiatyrannus xui em homenagem ao cientista chinês Xu Xing, o dino representa um novo integrante da subfamília Tyrannosauridae, da qual faz parte o T. rex.
As cerca de 30 espécies que compõem esse grupo são conhecidas por seu grande porte, e por andar sobre duas patas, além de serem consideradas predadoras de topo da cadeia alimentar.
A nova espécie, no entanto, foge à regra de seus primos, e corresponde a um pequeno tiranossaurídeo.
Os estudiosos concluem isso a partir de suas medidas: seu crânio tinha 47,5 centímetros, e seu comprimento era de aproximadamente 3,5 a 4 metros, conforme a estimativa feita com base nos restos fósseis achados (crânio e vértebra parcial, pernas traseiras e esqueleto da cauda).
Espécie “Asiatyrannus xui” foi descoberta a partir de restos fósseis encontrados em construção. Foto: Scientific Reports (2024)
A título de comparação, um T. rex podia chegar a cerca de 12 metros de comprimento, com um crânio de mais de 1,5 metro.
Isso sugere que o A. xui ocupava um nicho ecológico diferente dos demais e se alimentava de presas menores e mais velozes.
Apesar disso, os paleontólogos apontam no estudo que o animal achado provavelmente não é um adulto totalmente crescido, mesmo tendo passado pela maior parte dos estágios de crescimento, ao que parece.
O fato de a espécie ter sido achada no sul da China também é destacado pelos estudiosos, que acreditam que a descoberta reforça a teoria de que os tiranossaurídeos migraram para a região mais tarde do que se pensava.
Essa linhagem teria se originado na Laramidia, uma ilha que existia na costa oeste da América do Norte, e, então, migrado para o território que conhecemos hoje como a China.
Fonte: revistagalileu.globo.com
Portais:
Luz p’ra nós✝️
Ajudem compartilhando|comentando
Gratidão pelo post irmão, Luz p’ra nós!
Gratidão pela matéria! Luz p’ra nós!
Gratidão por compartilhar!
Luz p’ra nós 🙏🏽⚛️✅⚠️
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
O T-rex 🦖 conhecendo seus primos menores o A. Xui. Luz p’ra nós ✨
Luz pra nós.
Luz p’ra nós
Luz p’ra nós!
#LuzPraNos
Luz p’ra nós!