Novo ar-condicionado sustentável e econômico, sem eletricidade - Escola de Lucifer
Julho 7, 2024
Subscribe
Notify of
guest

20 Comments
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Neri Pinheiro

Luz p’ra nós

Luz p´ra nós ☥ !!

LuanaAK13.

Muito bom! Luz p’ra nós!

Luz p’ra nós.

Italo Alcântara ☥

Luz p’ra nós!

Priscila Guerra

Luz p’ra nós!

Vanderson PSN

Notícia boa
Luz p’ra nós

Anderson Elias linsbinski

Luz p’ra nós

dsilverz

Há algumas características a melhorar no equipamento para que ele possa verdadeiramente substituir um aparelho de ar condicionado. Os criadores, conforme visto no final do artigo, recomendam o uso de um ventilador para “potencializar a refrescância”, exatamente porque os dias quentes são geralmente caracterizados pelo “ar mais parado”, enquanto parte da função do ar condicionado, bem como de um ventilador ou circulador, está justamente em puxar o ar de um lado e empurrá-lo para outro, criando um fluxo, uma corrente de ar, e se todo mundo que tivesse esse vaso usasse um ventilador em conjunto, o principal objetivo de ser sustentável e econômico deixaria de ser. Mas uma ventoinha tipo aquelas de computador, mas feita com materiais bem leves e alimentada por energia fotovoltaica (não necessariamente solar, mas também, por exemplo, da própria luz do ambiente) já seria suficiente pra criar um pouquinho de corrente de ar, assim, refrigerando melhor. Há outras formas de gerar movimento mesmo sem luz, como o armazenamento de energia gravitacional, onde um peso é erguido e vai lentamente caindo, liberando energia cinética conforme cai. Isso, inclusive, é usado nesse projeto de lâmpada para populações carentes, o GravityLight. Há, ainda, outros mecanismos, como a boa e velha “energia de corda”, usada em relógios antigos e brinquedos que funcionam sem pilha, onde a energia é armazenada em uma mola.
Outra coisa a se observar, que é algo inclusive que também acontece com aparelhos de ar condicionado, é a formação de fungos e bactérias. Ambientes úmidos são excelentes para reprodução desses micro-organismos. Fazer algo muito complexo usando impressora 3d provavelmente dificultaria o acesso à limpeza das paredes internas do vaso, onde estes fungos e bactérias se acumulariam. O uso do chamado “filtro HEPA” na entrada do “labirinto” seria interessante, apesar de não conseguir evitar 100% essa formação nessas partes internas. O correto seria que fizessem algo mais prático e acessível para limpeza, além do uso, claro, do filtro HEPA onde o ar entrasse.
Por fim, o pedestal precisaria ser mais alto devido à convexão do ar: ar quente sobe, ar frio desce. Se o equipamento está embaixo, a tendência é que ele não “esfrie o ar quente”, que é justamente o que se tenta fazer nos dias de calor. Colocá-lo em uma altura maior, inclusive, facilitaria o uso daquele mecanismo de energia gravitacional, além de permitir o resfriamento do ar quente e, portanto, ter maior eficiência.
No mais, é uma ideia realmente interessante se aprimorada. Luz p’ra nós!

José

Luz pra nós

Leonardo Moreira EDL

Interessante, Mestra.
Luz p’ra nós!

Roberta_rubinaa

Muito bom, gratidão.
Luz p’ra nós!

Josevar de Sousa

Luzpranos

wsilvaedl

#luzpranos

Last edited 11 meses atrás by wsilvaedl
Márcio Vieira ☥

Luz p’ra nós!

Tatiely

Muito bacana! Gratidão!🙏

Daniela Cristina

Achei o design bem bonito.

R. Gomes

Luz p’ra nós!

Dudu Souza

Luz p’ra nós

Thaís Peixoto

Luz pra nós

error

Gostou do site? Espalhe a Verdade!

20
0
Would love your thoughts, please comment.x