O egoísmo de Smith: Pai do Anarco/Capitalismo
Olá a todos. Hoje falamos da base egoísta e tristonha do Capitalismo.
O Capitalismo é o oposto da união de Deus com a Vida, feita através da Coerência da Justiça. Quando o interesse por lucro é maior que o interesse na Justiça, você torce contra os demais, e aproveita tudo o que puder p’ra se dar bem.
O Reino deixa de ser uma união e se torna uma disputa, que rapidamente é manipulada por aqueles que sucedem, quase sempre sendo estes os piores, já que possuem coragem para sujar a luta e prevalecer das piores formas.
Do outro lado temos o Comunismo, com a morte da Hierarquia e do Mérito.
Eles pegam extremos opostos para dividirem a Coerência.
Sem a Verdade absoluta, que abocanha tudo o que queremos, não há salvação. Principalmente depois que os talentos humanos foram substituídos por máquinas. Então perdeu-se o valor daquele que produz, e passou-se a valorizar o que é produzido. Assim trocamos a Alma Eterna pelo eco passageiro.
Por isso, as novidades da Revolução Industrial trouxeram muitas dúvidas. O pensador escocês Adam Smith procurou responder “racionalmente” às perguntas da época. Seu livro A Riqueza das Nações (1776) é considerado uma das obras fundadoras da ciência econômica. Ele dizia que o individualismo é útil para a sociedade. Seu raciocínio era este: quando uma pessoa busca o melhor para si, toda a sociedade é beneficiada.
Exemplo: quando uma cozinheira prepara uma deliciosa carne assada, você saberia explicar quais os motivos dela? Será porque ama o seu patrão e quer vê-lo feliz ou porque está pensando, em primeiro lugar, nela mesma ou no pagamento que receberá no final do mês?
De qualquer maneira, se a cozinheira pensa no salário dela, seu individualismo será benéfico para ela e para seu patrão.
E por que um açougueiro vende uma carne muito boa para uma pessoa que nunca viu antes? Porque deseja que ela se alimente bem ou porque está olhando para o lucro que terá com futuras vendas? Graças ao individualismo dele o freguês pode comprar boa carne.
Do mesmo jeito, os trabalhadores pensam neles mesmos. Trabalham bem para poder garantir seu salário e emprego.
Nesta perspectiva, portanto, é correto afirmar que os capitalistas só pensam em seus lucros. No entanto, como para lucrar precisariam vender produtos bons e baratos, no fim, acabaria contribuindo com a sociedade. Como o individualismo seria bom para toda a sociedade, as pessoas deveriam viver de modo que pudessem atender livremente a seus interesses individuais.
Para Adam Smith, o Estado é quem atrapalhava a liberdade dos indivíduos. Para o autor escocês, “o Estado deveria intervir o mínimo possível sobre a economia”. Se as forças do mercado agissem livremente, a economia poderia crescer com vigor. Desse modo, cada empresário faria o que bem entendesse com seu capital, sem ter de obedecer a nenhum regulamento criado pelo governo. Os investimentos e o comércio seriam totalmente liberados. Sem a intervenção do Estado, o mercado funcionaria automaticamente, como se houvesse uma “mão invisível” (aham) ajeitando tudo. Ou seja, o capitalismo e a liberdade individual promoveriam o progresso de forma harmoniosa.
Refutei ao vivo esta visão limitada e ingênua, p’ra não dizer safada. Já já sai o vídeo deste programa no youtube.
Luz p’ra nós.
Excelente! Não há palavras que consigam expressar o quanto sou grata. Cada programa é uma oportunidade maravilhosa de aprender e rever conhecimentos, agora maravilhosamente pautados na coerência divina. Valeu, Bob! Luz pra nós!
Nenhum ser neste planeta pode ou consegue proporcionar tanta luz para as pessoas como o mestre Bob. Obrigado mestre! Eu tenho absoluta certeza que este podcast será crucial, tanto quanto os outros, mas digo especial para separar muito bem as coisas”sistêmicas” e fazer com que a grande massa acorde e se perceba sobre um novo degrau de percepção! Veio na hora certa. Simétrica ^^
Luz pra nós! Heil!
Luz pra nós 🙏🙏
Luz p’ra nós!
São incontestáveis as explicações colocadas aqui, em qualquer outro lugar não teríamos uma síntese tão completa e tão rica de detalhes! Casa vez mais fica difícil conviver com essa paranóia desse teatro, da impressão que estamos vivendo na zumbilândia! Até as pessoas de boa fé, com uma certa espiritualidade são irredutíveis e não se curvam diante de tanta evidencia e tanta coisa errada acontecendo. Não enxergam o óbvio! Na minha família a maioria são espíritas, de certa forma são um pouco mais acessíveis, porém pecam no mesmo ponto, ouvindo e ego, fica difícil. Bob, uma sugestão, se conseguir intensificar um pouco o volume do mic, ta ficando um pouco baixo o volume. Eu sou meio surdo ai tem que arregaçar o volume e ainda mesmo assim fica baixo kkk!!! Luz para nós Mestre Bob!!!!! É muito bom estar aqui junto com a verdade!!! Não vivo sem essa Luz!!
Esclarecido. Não da pras pessoas ignorarem
Ei, mestre! Rsrs… Pode dale!! Luz pra nós!
Luz pra nós 🙏
Em pensar que por ignorância e puro ódio ao processo que ai está, já fui entusiasta ao Anarco. Hoje tendo clareza aos olhos e entendimento da realidade que nos cerca, tenho repugnância a todos esses ideais materialista e egoísta disfarçados de solução. Quando, na verdade é um remédio amargo que novamente os mais humildes e necessitados de um estado forte e justo que os protejam, são prejudicados!
Como eu não compreendi antes esta verdade óbvia e inegável? Só é possível graças ao Verbo Vivo, obrigado Mestre Bob! Luz p’ra nós!
Luz pra nós 🙏
Luz p’ra nós!
Luz P’ra Nós!
Luz pra nós 👏🙏
luz p´ra nós
Luz pra nós 🙏🙏
#LuzPraNos
Luz pra nós 👏🙏
lpn
Luz P’ra Nós!
Luz pra nós 🙏🙏
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós
Luz pra nós 🙏🙏
Luz p’ra nós!
Luz pra nós 🙏🙏
Obrigado mestre! Luz p’ra nós!
Luz pra nós 🙏
Top!
Luz pra nós
Luz p´ra nós !!
Valeu, Lpn!
Gratidão pela matéria Mestre querido!
Luz p’ra nós!