
Embora a criação da roda represente uma enorme revolução para as atividades humanas, sua origem exata foi um mistério durante séculos.
Contudo, uma nova pesquisa conduzida no Leste Europeu achou evidências arqueológicas que apontam para o local de criação das primeiras rodas, em 3900 a.C.
O estudo revela que a roda foi inventada no contexto da busca por minério de cobre nas Montanhas dos Cárpatos, uma cordilheira que corta da Tchéquia até a Romênia.
Em artigo publicado nesta quarta-feira (23/10) no periódico Royal Society Open Science, os estudiosos descrevem em detalhes a descoberta.
Os esforços de investigação foram liderados por Richard Bulliet, professor da Universidade de Columbia, nos EUA. Ele propõe que, a partir de 4 mil a.C., os minérios preciosos tornaram-se escassos, o que exigiu com que os mineradores explorassem as encostas de forma mais profunda, carregando contêineres de material para fora.
Modelos de vagões retangulares com lados trapezoidais da Idade do Cobre Tardia, que tinham rodas primitivas, foram achados na região dos Cárpatos nos últimos anos e já tinham rendido à equipe a publicação de um livro em 2016:The Wheel: Inventions and Reinventions (A roda: invenções e reinvenções, sem versão em português).
Sistema de rodas primitivas
Visando analisar como um conjunto de rolos simples transformou-se em um sistema de roda e eixo, a equipe de estudo empregou técnicas de mecânica computacional e de design de produto.
Segundo os autores, 3 inovações foram necessárias para a roda evoluir e, eventualmente, disseminar-se por todo o planeta. A primeira delas foi provavelmente o uso de rolos ranhurados.
Sua disposição teria permitido que caixas repousassem sobre eles e se movessem para frente e traz, o que facilitaria a entrada e saída de carrinhos largos na mina.
Por sua vez, a segunda inovação foi um conjunto de rodas fixadas a um eixo. Essa nova organização das estruturas pode ter dado ao carrinho uma folga maior para passar sobre as pedras e os outros detritos achados nos poços de mina.
Já a terceira e última inovação foi permitir que as rodas se movessem independentemente do eixo. A tecnologia provavelmente surgiu cerca de 500 anos após o conjunto de rodas e adicionou manobrabilidade ao design.
“O ambiente onde os desenvolvedores originais da roda estavam operando continha certas características únicas que encorajaram uma mudança em direção ao transporte baseado em rolos”, diz Kai James, coautor do estudo, ao site Live Science.
“Essencialmente, essas características ambientais – por exemplo, um caminho estreito e fechado – empurraram os desenvolvedores da roda em direção a esse design específico”.
Evolução da roda
Os estudiosos reiteram que, apesar do modelo complexo criado nas Montanhas dos Cárpatos, as rodas não pararam de evoluir ao longo da Era do Cobre.
A invenção dos rolamentos de esferas radiais em 1869 levou a avanços significativos nas indústrias automotiva e de máquinas no século XX, por exemplo.
Embora o novo modelo possa explicar como a roda foi inventada na Europa Oriental, esta pode não ser uma resposta definitiva. Estudos anteriores já haviam sugerido que a invenção surgiu na Mesopotâmia por volta de 4 mil a.C. ou ao redor da costa pôntica do norte da Turquia em 3800 a.C. “Acho que ainda é possível que várias civilizações tenham descoberto a roda independentemente por conta própria”, diz James.
Fonte: revistagalileu.globo.com
Portais:
Luz p’ra nós✝️
Ajudem compartilhando|comentando
#Luzpranos
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!