A OpenAI, empresa de tecnologia que desenvolveu o sistema de inteligência artificial (IA) ChatGPT, anunciou nesta sexta-feira a demissão de Sam Altman, seu CEO.
Num comunicado, a empresa sediada na Califórnia informou que, após uma análise do seu conselho de administração, determinou que Altman “não era consistentemente verdadeiro nas suas comunicações” com a administração, “o que prejudicava a sua capacidade de exercer as suas responsabilidades”.
“O conselho não confia mais em sua capacidade de continuar liderando o OpenAI ”, acrescentou.
“Adorei meu tempo na OpenAI. Foi transformador para mim pessoalmente e, espero, um pouco para o mundo. Acima de tudo, adorei trabalhar com pessoas tão talentosas. Terei mais a dizer sobre o que vem a seguir”, Altman escreveu em X (antigo Twitter).
Sob sua liderança, a OpenAI lançou o chatbot ChatGPT e suas diversas atualizações e assinou contratos com empresas como a Microsoft , que utilizou essa tecnologia de IA em seu mecanismo de busca Bing e outras aplicações.
Nas redes sociais, o ex-chefe do Google, Eric Schmidt, chamou Altman de “um herói” para ele, alguém que “mudou nosso mundo coletivo para sempre”.
“Mal posso esperar para ver o que ele fará a seguir. Eu e bilhões de pessoas nos beneficiaremos de seu trabalho futuro”, escreveu ele no X.
Outro gênio do Vale do Silício
Samuel H. Altman aprendeu a programar e desmontar um dos primeiros computadores da Apple, o Macintosh, quando tinha 8 anos, disse ele em entrevista ao The New Yorker .
Ele ingressou na Universidade de Stanford (na Califórnia, EUA) para estudar ciência da computação, mas não concluiu a graduação.
Junto com alguns amigos decidiram se dedicar totalmente ao desenvolvimento de sua primeira ideia, o Loopt , um aplicativo para compartilhar localização com outras pessoas. Era 2005, muito antes de existir o WhatsApp e quando o Facebook nasceu.
Loopt não teve grande importância, mas serviu de trampolim para lançar a carreira de Altman como empresário e abriu as portas para o mundo dos grandes investimentos tecnológicos.
Uma das empresas que apoiou a Loopt em seu início foi a Y Combinator (YC) , uma das aceleradoras de startups de maior prestígio e sucesso que investiu em inovações como Airbnb e DropBox .
Altman vendeu seu primeiro projeto por mais de US$ 40 milhões , o que lhe permitiu ampliar suas áreas de interesse e investir em diversas ideias sob a égide do YC, que presidiu entre 2014 e 2019.
Foi nesse período que, juntamente com Elon Musk, criou a OpenAI , uma empresa que lhe permitiu mergulhar num mundo que gerava igual fascínio e medo: o da inteligência artificial.
Embora Elon Musk tenha se separado da empresa, ele continua investindo em iniciativas de inteligência artificial.
O próprio Altman expressou publicamente seus temores sobre as consequências que a IA pode ter sobre os humanos.
Esta questão foi abordada no Congresso dos EUA, onde Altman prestou o seu testemunho em Maio deste ano.
Ele testemunhou perante um comitê de privacidade e tecnologia do Senado que o questionou sobre como o ChatGPT funciona e quais benefícios e riscos a IA representa.
Veja também
A inteligência Artificial é o próximo desdobramento de Deus?
ARQUÉTIPO E PNL – Como programar uma humanidade inteira e como sair dessa programação
#luzpranos
Luz p’ra nós
LPN
Luz p´ra nós
Luzpranos
Suspeito essa saída dele .-.
Muito suspeito
hiper
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós 🙏⚛️💥⚠️✅