Pitbull são sempre agressivos?
Diversos estados e municípios possuem leis obrigando o uso de focinheira em raças tidas como agressivas, violentas e perigosas. Entre as que geralmente figuram na lista estão: Pitbull, Rottweiler, Mastim napolitano e derivadas. Mas, afinal, Pitbull é bravo mesmo?
Muita gente já ouviu falar de cães pertencentes a raças de “má fama” que são muito dóceis. Isso com tutores e mesmo com crianças, o que gera muitas dúvidas. Então, para saber se Pitbull é mais bravo, confira o conteúdo a seguir!
A influência da raça no temperamento canino
Independentemente de porte ou raça, os cachorros são frequentemente considerados membros da família. Mas nem sempre foi assim. No passado, diversas raças caninas foram escolhidas, não para servir de companhia, mas para desempenhar funções específicas, como pastorear rebanhos, caçar, correr, etc.
Para além de características físicas, os cruzamentos seletivos que deram origem a algumas raças também selecionavam características comportamentais. Para cães de guarda, por exemplo, era importante que estivessem sempre alerta e que tivessem o instinto de latir para avisar sobre ameaças.
Para cães de rebanho, era interessante que tivessem grande disposição, mas pouco interesse em perseguir e atacar os animais que deveriam pastorear. Nesse contexto, infelizmente, algumas raças foram selecionadas para a triste função de disputar rinhas, de modo que a força física e a agressividade eram valorizadas.
Embora não se tenha certeza quanto à origem do Pitbull, acredita-se que a raça tenha sido selecionada no Reino Unido justamente para lutar. Esse fato a tornaria mais predisposta à agressividade.
Porém, segundo Dalton Ishikawa, médico-veterinário comportamentalista, esse fator não deve ser encarado de maneira generalizada e absoluta. Isso porque, de acordo com o especialista, o temperamento do Pitbull é decorrente de múltiplos fatores.
“O comportamento é gerado não só pela herança genética, mas principalmente pelas experiências do cachorro”, diz.
Ou seja, com um manejo adequado, o Pitbull não é bravo — como outros cães — e tem tudo para ser um grande companheiro, amoroso e de confiança.
Cuidados redobrados com socialização e sociabilização
A prova de que a genética, embora influencie, não é determinante no comportamento do cachorro, se dá pela evidência: muitos cães de companhia por vezes exibem atitudes agressivas por se sentirem inseguros em decorrência de experiências negativas com outras pessoas, animais ou situações.
O grande perigo no caso de cães como o Pitbull com temperamento normal é que enquanto a mordida de um Spitz arisco pode resultar em ferimentos leves num adulto, a de um cão grande, devido a sua força, pode ser fatal.
É importante ter isso em mente ao adotar um cachorro de uma raça com grande força física. Não pense que o Pitbull é bravo por natureza, pois é o ambiente que constrói a personalidade do cão.
Ainda que a medida seja recomendada para todos os indivíduos, no caso deles é ainda mais imprescindível habituá-los, desde filhotes, a diferentes pessoas e situações. Isso faz com que se tornem adultos mais confiantes, o que é importante para diminuir o risco de agressividade.
Proporcione ao pet uma rotina adequada, com oportunidades de escolha para exercer seus comportamentos naturais e gastar energia. Além disso, assegurar a ele cuidados veterinários é uma medida fundamental para ter um cão saudável, menos ansioso e feliz, desmistificando a fama de “Pitbul: o mais bravo do mundo”.
FONTE: BlogPetz
Portais:
Ajudem compartilhando|comentando…
Luz pra nós
Luz p’ra nós!🕯️✨🙏
Da hra! Fui criador de pitbulls, todos os meus cães eram dóceis. Eles possuem muita energia e tem muita força, mas é uma raça dócil e carinhosa.
Gratidão!
Luz p’ra nós 🍎.
#luzpranos
O cachorro é o reflexo da criação do tutor. Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós.
Luz p’ra nós🙏
Luz p´ra nós
Verdade , eu sou criador a anos 🙌🏾👏🏾👏🏾⚛️✅
Gratidão pelo post!
Luz p’ra nós 🙏🏾⚛️✅⚠️💥