Salve EDL, peço que acompanhem os vídeos completos tornando-se MEMBRO. Vale a pena! É muito importante para nossa luta e conexão! Quem não tiver condições avise os Mestres, mas não fique de fora!
Não deixe de ajudar no merch, o máximo que puder, com bom senso! Obrigado!!!
Podcast com mais conteúdo:
I. SIGNIFICADO DA PALAVRA “APÓCRIFO” Com o nome de “apócrifos” designamos, normalmente, os livros que a Vulgata Latina contém, mas que não estão incluídos no Velho Testamento Hebraico. A presença de tais livros na Vulgata, exceção feita a 2Ed, deve-se à tradução grega da Septuaginta, fonte da versão latina destes livros. Afirma-se, geralmente, que este fato demonstra que os judeus de Alexandria versados na língua grega lhes deram plena canonicidade, e que a Igreja primitiva adotou pura e simplesmente a Bíblia Grega. Nada de certo, porém. Os livros em questão são de origem palestiniana, escritos na maior parte em hebraico ou aramaico. Embora populares tanto na Palestina como na Dispersão, é provável que não estivessem no mesmo plano que os outros livros canônicos em todas as regiões. O termo “apócrifo” pode, então, significar “estranho” ou “de fora”. Mas não se trata dum significado rigoroso, pois a palavra grega apocryphos quer dizer “escondido” e aplicava-se aos livros que se ocultavam do público, para serem consultados apenas por uma classe privilegiada. Nada de ultrajante encerra o termo, já que os livros, pelo contrário, dispunham de um certo valor, nem por todos compreendido. Parece que assim se denominavam as obras dos videntes judeus do século II A. C. até ao século I da era cristã, e que, publicados com os nomes de heróis e profetas de Israel, se conservaram escondidos até àquela altura. Sendo assim, nem todo o público conhecia a existência de tais livros. Em 2Ed 14 conta-se como Esdras ditou a cinco escribas noventa e quatro livros, vinte e quatro dos quais eram os livros do Velho Testamento (os Profetas Menores formavam um só livro), e nos setenta restantes “encontravam-se a origem da compreensão, a fonte da sabedoria e a torrente da ciência” (2Ed 14.46-47). Do exposto se infere, que estes livros eram mais conceituados que o Velho Testamento, e que os apócrifos eram em muito maior número do que os que compreende a atual coleção. Tratava-se talvez de livros apocalípticos como o próprio livro 2Ed. Orígenes empregou o termo “apócrifo” para designar as obras apocalípticas, enquanto considerava a coleção de “apócrifos” como canônica. Seja como for, parece que os apócrifos, no sentido de livros estranhos, abrangiam em princípio todos os livros sagrados não incluídos no Cânon. Desses, uns eram mais populares que outros, e naturalmente os mais populares é que chegaram até nós através da Vulgata Latina. Mas os chamados “pseudepígrafos” (isto é, livros publicados com o nome dum autor antigo) foram considerados também de valor especial, e podemos incluí-los no mesmo grupo dos “apócrifos”.
A INFÂNCIA DE CRISTO SEGUNDO TOMÉ
I
Eu, Tomé Israelita, julguei necessário levar ao conhecimento de todos os irmãos descendentes dos gentios, a Infância de Nosso Senhor Jesus Cristo e tantas quantas maravilhas ele realizou, depois de nascer em nossa terra. O princípio é como segue.
Quem foi São Tomé?
“Apóstolos passam pelo Momento Lucifer em diferentes Tórus”
Sobre são Tomé:
São Tomé (ou Tomás) Apóstolo foi um dos doze apóstolos originalmente escolhidos por Jesus, segundo os Evangelhos sinóticos (Mateus 10:3, Marcos 3:18, Lucas 6:15) e os Atos dos apóstolos, havendo pouco registro além.
Nas suas Cartas do Brasil, datadas de 1549, o padre Manuel da Nóbrega descreveu algumas lendas dos índios brasileiros sobre uma entidade denominada Sumé. Tal divindade teria aparecido de forma misteriosa e se tratava de um homem branco, que andava ou flutuava no ar e possuía longos cabelos e barbas brancas.
Sumé começou por ensinar, ao povo da selva, a arte da agricultura e, depois, habilidades como a de transformar mandioca em farinha e alguns espinhos em anzol, além de regras morais. Curava feridas e diversos males sem cobrar nada em troca. Tanta gentileza e poder despertou, sobre si, o ódio dos caciques, culminando com a recepção de Sumé a flechadas numa certa manhã, armas que misteriosamente retornaram e feriram de morte os arqueiros atiradores. Os índios ficaram espantados com a facilidade com que tal forasteiro extraía as flechas e como de seu corpo não escorria sangue algum. Sumé ainda teria andado de costas para o mar até atingir as águas. A divindade teria desaparecido num voo sobre as ondas para nunca mais voltar. Quando Sumé foi embora, teria deixado uma série de rastros gravados numa pedra em algum lugar do interior do Brasil.
Sumé teria tido dois únicos filhos, Tamandaré e Ariconte (ou Arikonta), que eram de diferente compleição e natureza e, por isso, um odiava mortalmente o outro.
Sincretismo religioso
Os colonizadores católicos criaram o mito de que Sumé era, de fato, o apóstolo cristão São Tomé, que, segundo a lenda, teria viajado para a Índia para pregar o cristianismo. Entretanto, encontram-se características relativamente parecidas a São Tomé na divindade de Viracocha, entidade cultuada por povos incas exatamente onde termina a trilha de Peabiru. Tal mito existe em parte da América do Sul (Brasil, Peru e Paraguai) e foi difundido principalmente por missionários.
Segundo o mito posteriormente contado por jesuítas, Sumé teria sido expulso de Tupinambaene ao ter proibido a poligamia e o canibalismo. A lenda conta que, quando ele foi para o Paraguai, e depois para o Peru, teria aberto um caminho chamado de Peabiru, que se traduz por “Caminho das Montanhas do Sol”, embora haja controvérsia com a versão “Caminho ao Peru”). Tal caminho, que ia do litoral de São Paulo até Assunção, cruzando o atual estado do Paraná, teria servido posteriormente aos colonizadores europeus em expedição organizada em 1769 pelo capitão-mor Afonso Botelho de Sampaio e Sousa.
Veja o Apócrifo completo, e vídeo detalhando tudo na área restrita para membros. Cadastre-se!
Luz p’ra nós
Luz pra nós
#luzpranos
Salve mestrão. Estou muiiiito empolgado e feliz. E acima de tudo, agradecido.
Obg.
Luz p’ra nós 🍎
Faço das suas minhas palavras .
Eu também! 🙏🙏🙏 🙇
Me cadastrando em breve…
Luz p’ra nós!
Salve Bob!! Obrigado por tudo.
Luz p’ra nós
Imensa gratidão Mestre!
Luz p’ra nos!
#luzpranos
Ouvindo agora ! Luz pra nós
Terminando de ouvir o pod.
Gratidão imensa por cada palavra.
Luz p’ra nós sempre🙏💜
Ouvir tudinho. Vou ter que ouvir de novo anotando. Tudo sempre muito fantástico!!! Gratidão por tudo, Mestre Bob🙏💜
meu coração vibra S2
Muito empolgante o podcast! Luz p’ra nós!
Putz grilo. Eu tô louco aqui.
Kkkkkkkk daora né mano. Não tem coisa melhor que esses desdobramentos que o Bob trás e o quanto isso conecta todos nós de volta
Loucura, loucura, loucura…
Rsrs
Luz p’ra nós 🍎
Beleza pura, mestre… Sou grato demais, sem palavras. Tmj.
Luz p’ra nós!
gratidão meste Bob Navarro ✨em breve vou me cadastrar para adquirir mais esse conhecimento e ajudar o Reino🍎Luz p’ra Nós ✨
Gratidão
Luz pra nós!
Gratidão. É bastante informação. Preciso oivir com calma. Souapaixonada por essas e mitos tbm.
Luz pra nós
#luzpranos
Incrível essas revelações! Jamais imaginava.. E saber que serão explicadas, sendo portanto um conhecimento mais que iniciático, é muito empolgante, é uma grande graça recebida, além de tudo. Estou anestesiada rsrs
Gratidão imensa Bob, realmente não tenho como me expressar da maneira que realmente sinto, mas um pouco tentei falar aqui.
Luz p’ra nós!
Eu te entendo.
Luz p’ra nós
Simplesmente inefável..
Luz p’ra nós!
Terceira vez que tô vendo.
Que massa.
Obg mesmo mestrão.
Luz p’ra nós
…
🤷
Rs
Não há palavras para agradecer Mestre, gratidão por clarear nossa vista do escuro e do caos. Agradeço por fazer parte desse corpo, luz pra nós!!!
Sem palavras para agradecer tamanho conhecimento luz pra nós
Salve mestre
Gratidão por esse maravilhoso pod.
Luz p’ra nós!
Que Podcast !!!! Muito bom. Como sempre ! Maravilhoso ouvir. Gratidão
Aquilo que passamos a vida e as vidas procurando..
Obrigado
Luz pra nos
#luzpranos
Gratidão por trazer esse assunto, conexão forte com essa egrégora.
assistindo pela segunda vez✨ Conhecimento sagrado e precioso 🙏🏻🍎Luz p’ra Nós
Ouvir aqui novamente, gratidão Bob
Salve Mestre dos mestres! Gratidão e amor eternos! Luz p’ra nós!
Comentando agora que ouvi o podcast pela terceira vez!!
Não tenho palavras pra expressar tamanha alegria e gratidão por essa magnífica experiência.
Farei o possível para me tornar membro.
Gratidão por tudo, mestre!
Luz pra nós.
Salve mestre, terminei de conferir na integra agora, nao conhecia os apocrifos. Obrigado por trazer esse conhecimento mestre!
Luz pra nós!!!
Luz pra nós 🙏
Muito lindo e interessante esse Pod. Muito grato, sou ruim de descrever em palavras o quanto isso é magnífico, orbigado Bob
Luz pra nos
Não sei nem como agradecer mestrão…
Estou eufórico e agradecendo a Deus por me dar essa oportunidade de vislumbrar esses desdobramentos magníficos…
Salve galera, Luz p’ra nós!
Luz pra nós 🙏
Luz p’ra nós
Luz pra nós 🙏
#luzpranos
Luz pra nós
Luz pra nós 🙏
#luzpranos
Luz P’ra Nós!
Luz pra nós 🙏
#luzpranos
Estou aqui em estado de gratidão!🙏Luz p’ra nós…
Luz pra nós 🙏
#luzpranos
Luz p’ra nós
Luz pra nós
#luzpranos
#LuzPraNos
Luz pra nós 🙏
lpn
#luzpranos
luz pra nós
Luz pra nós 🙏
Luz p’ra nós ✨
Luz pra nós
#luzpranos
Excelente
Luz p’ra nós!