Pombos transmitem doença?
Os pombos são pequenos pássaros que vivem em bando no alto de prédios ou torres. Como são animais que ficam em meio à sujeira, várias pessoas acreditam que o pombo transmite doença, mas será que isso é verdade?
Se você tem esses pássaros por perto ou já teve contato com um e tem essa dúvida, continue com a gente e entenda se isso é mito ou verdade. A seguir, saiba mais sobre essa ave urbana!
De onde vêm os pombos?
Os pombos são da família Columbidae, uma família de aves com o corpo redondinho — a mesma família da rolinha, rola, pomba e picaús. Por ser uma ave atualmente característica de locais sujos e aglomerados, existe a crença de que o pombo transmite doenças, mas nem sempre eles tiveram essa má fama.
Aqui no Brasil, eles chegaram na época em que o país ainda era uma colônia de Portugal. Nesse período histórico, os pombos eram vistos como animais fofos e ideais para serem pets, mas, com o tempo, foram se adaptando ao clima brasileiro, se multiplicando sem controle e, hoje em dia, são uma verdadeira praga urbana.
Mito ou verdade?
Como o pombo é uma ave que é encontrada em locais sujos, foi-se criando a ideia de que o pombo transmite doença e, infelizmente, essa crença é parcialmente verdade! Se a população de pombos urbanos for muito grande, pode oferecer sérios riscos à saúde e ao bem-estar do ser humano.
Por que o pombo transmite doença?
Na natureza, o pombo se alimenta de insetos e sementes, mas, nas cidades, ele procura comida principalmente no lixo, onde ingere todos os tipo de coisas, como fungos, bactérias e outros parasitas perigosos à saúde humana. Por isso, o pombo transmite doença.
A falta de higiene é outro fator determinante. Além de comer restos de lixo, o pombo vive em locais imundos, onde também evacua. A transmissão acontece sobretudo por meio de suas fezes. É possível encontrar mais de 50 tipos diferentes de doenças que o pombo transmite ao evacuar.
Se em um pombo urbano já é possível encontrar isso, imagine em uma população dessa ave? Os pombos se reproduzem muito rápido! Uma pomba bota dois ovos por vez, e cada ovo leva cerca de 18 dias para ser chocado. Depois disso, a pombinha já pode botar de novo.
Não é necessário ter contato direto. Fezes ressecadas que foram pisadas, levadas com o vento e inaladas já podem causar algumas doenças. Há doenças causadas por pombos que podem chegar a ser graves, dependendo do sistema imunológico da pessoa. Apesar de serem muitos tipos, as mais populares são:
Meningite
Uma infecção que causa inflamação na membrana que reveste o cérebro e a medula. A infecção pode causar sintomas como forte dor de cabeça, dor na nuca, febre, torcicolo, excesso de suor à noite, vômito, fraqueza. A doença pode passar com o decorrer dos dias, mas também pode causar uma infecção generalizada e ser fatal.
Salmonelose
Doença causada pelo vírus Salmonella, presente em água e alimentos contaminados. Seus sintomas podem incluir calafrios, febre, diarreia e dor na barriga. Em casos graves, ela pode provocar infecções até mesmo alimentares e ser letal.
Ornitose
Conhecida também com “febre do papagaio”, a ornitose é mais uma doença infecciosa que o pombo transmite. Seus sintomas incluem perda de apetite, febre, arrepios, dor de cabeça, dificuldade para respirar e tosse.
Histoplasmose
Uma infecção causada por fungos Histoplasma, que inicialmente pode não apresentar sintomas, mas quando apresenta, são muito similares a uma gripe. Se não for tratada, pode levar a óbito.
Criptococose
Também conhecida como doença do pombo, é causada pelo mesmo fungo responsável pela meningite. Em alguns casos, pode ser assintomática, em outros, pode dar indícios como dor de cabeça, dor no peito, tosse e erupção na pele.
Mas todos os pombos transmitem doenças?
Não existe apenas o pombo urbano. Só no Brasil, foram identificadas 370 subespécies dessa ave. Esses pombos que não necessariamente vivem do lixo, como o pombo comum, por isso, nem todo pombo transmite doenças.
Assim como qualquer outro animal, se estiver saudável, ele não transmite doenças, porém, para estar saudável, o animal precisa ter uma boa alimentação. Este não é o caso do pombo comum, pois, em centro urbanos, a sua alimentação geralmente vem do lixo.
Algumas subespécies, como a pomba-codorniz-roxa, o pombo de granada e a pararu-espelho, são exemplos de que pombo transmite doença quando não tem cuidado. Por outro lado, com os tutores certos e uma alimentação adequada, além de lindas, essas aves podem se tornar pets muito delicados!
Gosta de aves exóticas?
Agora que você já conhece as doenças de pombo e sabe que nem sempre esse animal é prejudicial, que tal adotar um? Elas são aves de cores lindas e podem ser a companhia ideal para você, que gosta de pets delicados e calmos.
Apesar de serem tranquilas, toda ave precisa de um espaço seguro para voar e explorar. Assim, ter um local adequado para abrigar o pombo e outras aves é a melhor opção!
Portais:
Ajudem compartilhando|comentando…
Luz pra nós ✨
Bem informativo! Luz p’ra nós!
Grato pelas informações.
Luz pra nós!
Lpn
Luz p’ra nós!👍
Gratidão mestra! Luz p’ra nós! 🙏
Gratidão, Mestra.
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós Mestra Dri
Gratidão pelas informações. Não sabia!
Eu ia pesquisar sobre esse assunto e navegando no site acabei encontrando.
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p´ra nós!
Informações valiosas 🙏🏾⚛️✅
Gratidão por compartilhar 🙏🏾⚛️
Luz p’ra nós 🙏🏾⚛️✅⚠️💥