Você já reparou na quantidade de água que seu gato bebe? Esse comportamento pode assustar muitos guardiões, já que, afinal, todos os animais precisam de água para sobreviver. No entanto, a quantidade necessária varia entre as espécies.
Além disso, existem diferentes maneiras de obter a quantidade de água que seu corpo precisa. Enquanto algumas espécies bebem água diretamente de uma fonte, outras se hidratam principalmente através dos alimentos.
Entenda mais sobre a relação dos gatos com a água e o que fazer para aumentar a ingestão de água. Afinal, a falta de substâncias no organismo pode causar uma série de problemas de saúde, como insuficiência renal.
Os gatos são adaptados para absorver os componentes hídricos a partir das presas que consomem. Portanto, na natureza, eles não costumam buscar uma fonte de hidratação com frequência.
Em casa, com uma alimentação industrializada, o gato doméstico tem essa dificuldade, pois ele não tem um sistema neural que induz a sensação de sede como nós temos, diz a especialista. Por isso, é fundamental que o tutor faça o possível para estimular a atração do gato pela água.
A difícil relação dos gatos com a água
Outro problema é a aversão que os gatos têm sobre a água
Um dos fatores é que água descaracteriza os odores, que são fundamentais para os gatos.
Outro impacto é a pelagem encharcada. O pelo, quando está molhado, fica muito mais pesado que o normal, provocando um desconforto ao animal.
Os gatos domésticos descendem do gato selvagem africano, Silvestris Libyca, um habitante do deserto, adaptado a um meio ambiente seco, onde a disponibilidade de água era bastante escassa e muitas vezes a água a que tinham acesso estava apenas disponível no organismo das suas presas.
A sobrevivência nestas condições apenas era possível adaptando-se a beber pouca água e limitando ao máximo a perda de água pelo organismo, nomeadamente através da concentração da urina.
Este processo de adaptação fisiológica manteve-se até aos dias de hoje e, por isso, os gatos apresentam um estímulo de sede inferior a outros animais domésticos, como os cachorros.
Outra curiosidade, é que, não sendo obviamente aconselhável que os gatos bebam água do mar, conseguiriam hidratar-se mesmo que a bebessem.
Dicas para incentivar o seu gato beber mais água
Há vários truques que podem funcionar, para tentar contrariar esta tendência, apesar de nenhum ser infalível com todos os gatos.
Um deles é optar pela água em movimento, através de uma fonte, uma torneira de água a correr, ou a pingar. Pode também optar-se por bebedouros de loiça, ou de inox, para não alterar o sabor da água — e é importante que esta esteja sempre fresca.
Outro fator importante é o tamanho do recipiente, é aconselhável que seja largo e bem cheio para que os bigodes não toquem na água.
A Sociedade Internacional de Medicina Felina, também recomenda que os felinos consumam alimento húmido diariamente, como forma de prevenção da desidratação e de problemas urinários. No entanto, explica a veterinária de 42 anos, deve ser ainda feito o ajuste da dose de alimento seco, para evitar o excesso de consumo de calorias.
Veja mais:
fonte:https://www.nit.pt/fit/saude/afinal-porque-e-que-os-gatos-nao-bebem-muita-agua-e-por-vezes-desidratam
#LuzPraNos
Luz P’ra Nós!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
luz p´ra nós
luz p’ra nós
Luz pra nós!
gracinha… Luz p’ra nós
Luz p’ra nós
Luz p’ra nós!
Meus gatos curtem água! Eles bebem uma quantidade legal!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p´ra nós!
Gratidão pelo post 🙏⚛️
Luz p’ra nós 🙏⚛️💥