RIO – Depois de investir cerca de US$ 1 bilhão no País nos últimos cinco anos, entre aquisições e expansão, a operação brasileira da fabricante de pneus Michelin se tornou uma espécie de fotografia do que o grupo francês espera alcançar globalmente até o fim desta década, em diversificação e sustentabilidade.
Segundo Feliciano Almeida, presidente da Michelin América do Sul, o grupo espera que de 20% a 30% das suas receitas no mundo sejam geradas a partir de negócios não relacionados a pneus até 2030. Hoje, mais de 90% da receita da companhia no mundo vêm da venda de pneus para todo o tipo de veículos – de bicicletas a aviões.
“No Brasil, já estamos um pouco na frente. É uma situação interessante porque a Michelin do Brasil é hoje um pouco a foto do que a Michelin quer ser no futuro. Porque temos desde a plantação de seringueiras até a fabricação de pneus, passando pela atuação digital” diz Almeida, sem detalhar a composição do faturamento da operação local.
Um importante passo da diversificação da receita da Michelin no Brasil foi a aquisição da Sascar, empresa paulista de serviços de rastreamento de veículos, anunciada em 2014. A francesa pagou 440 milhões de euros por 100% do capital da empresa que tem forte presença no mercado de pequenas transportadoras independentes.
O Brasil também aparece à frente do restante do grupo em objetivos de sustentabilidade. Uma das metas globais é aumentar o conteúdo de matérias-primas sustentáveis para 40% até 2030. Todas as unidades fabris da Michelin no País contam com energia elétrica renovável. No ano passado, a operação brasileira neutralizou 40% da emissão de CO2 nas unidades fabris.
Em paralelo, a Michelin está construindo a primeira fábrica de reciclagem de pneus da marca no mundo. A unidade ficará a 5 quilômetros da cidade de Mejillones, no Chile. A unidade terá capacidade para reciclar 30 mil toneladas por ano de pneus para veículos de mineração em fim de vida. “Se o projeto tiver bons resultados, poderá ser replicado pelo mundo”, diz Almeida.
A Michelin produz atualmente pneus de caminhões, ônibus, mineração, terraplanagem e agrícolas na cidade do Rio de Janeiro. No município de Itatiaia, no sul fluminense, produz pneus para automóveis. Em 2016, a empresa adquiriu a Levorin, fabricante de pneus de motocicletas e bicicletas com fábrica na Zona Franca de Manaus.
Mercado
Dados da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip) mostram que foram vendidos 56,7 milhões de pneus em 2021, 4,5% abaixo do nível pré-pandemia. Almeida avalia que o mercado de pneus encerrou o ano passado parecido com o pré-crise e que 2022 deve ser um ano de volta à normalidade no setor.
A expectativa é positiva especialmente para as vendas de pneus para “transporte profissional”, como agrícola, construção e caminhões. Pneus para bicicleta, moto e automóveis também devem crescer, mas o ritmo de vendas depende da concorrência de produtos importados e do próprio comportamento dos consumidores.
“As pessoas vão voltar a trabalhar presencialmente? Isso vai influenciar nas vendas. Eu não acredito que vai ter um novo lockdown. Se voltar, o consumidor vai conseguir pagar o combustível do carro?”, questiona o executivo, acrescentando que a companhia costuma crescer 5% ao ano em toneladas de produto vendido.
A empresa está concluindo neste ano a ampliação de sua fábrica para pneus de moto e bicicleta em Manaus. A unidade, que chegou a ficar fechada por três meses na pandemia, recebeu investimentos de R$ 100 milhões. Segundo Almeida, a decisão de ampliar a unidade foi tomada em decorrência do aquecimento do mercado.
Pneus adeptos para Camping
O MICHELIN CrossClimate Camping é a mais recente novidade da gama MICHELIN CrossClimate, destinando-se a um mercado em permanente crescimento: o das autocaravanas. Fabricado na Europa, o MICHELIN CrossClimate Camping está disponível desde 1 de março de 2022
O pneu MICHELIN CrossClimate Camping foi concebido para uma condução segura durante todo o ano e em todas as estações. Este pneu All Season, com excelente aderência em piso molhado (classe A, segundo a etiquetagem europeia), proporciona segurança aos utilizadores de autocaravanas, e permite viajar durante todo o ano sem ser necessário mudar de pneus em função das condições climatéricas.
Além de uma ótima capacidade de travagem em piso seco, e da durabilidade caraterística da marca Michelin, também é caraterizado por um excelente comportamento em neve, com boas capacidades de travagem e de tração, comprovadas pela certificação 3PMSF.
Viajar com total tranquilidade: desenho adaptado às autocaravanas
Para fazer frente às condições de utilização específicas das autocaravanas, como o estacionamento prolongado, que pode chegar a deformar os pneus, e a distribuição desigual da carga no veículo, foi desenvolvido um pneu com uma estrutura especialmente reforçada, e identificado com uma marca CP na designação, segundo a identificação específica da norma ETRTO:
- Flancos reforçados, para uma maior resistência aos impactos (bermas e passeios)
- Carcaça reforçada, para suportar maior carga e os estacionamentos de longa duração
- Composto da banda de rolamento resistente à abrasão, derivado da tecnologia Michelin para caminhões
Descobrir todos os destinos, seja qual for o tipo de terreno
Este pneu conta com a tecnologia MICHELIN V-Shaped Technology, uma escultura em forma de V concebida especialmente para os pneus All Season, que combina tacos largos e compactos com canais amplos e profundos, o que oferece uma elevada capacidade de escoamento da água, e permite alcançar o melhor equilíbrio entre performance em piso seco e molhado, e mesmo na neve.
De igual forma, esta tecnologia também assegura a mobilidade em todos os tipos de superfícies não asfaltadas, como erva, lama, gravilha, terra, etc.
8 medidas disponíveis, cobrindo 99% do mercado dos pneus mais utilizados em autocaravanas:
- 400788 225/65 R 16CP 112/110R TL
- 858573 215/70 R 15CP 109/107R TL
- 499581 235/65 R 16CP 115/113R TL
- 674056 225/70 R 15CP 112/110R TL
- 403300 195/75 R 16CP 107/105R TL
- 153813 225/75 R 16CP 116/114R TL
- 559355 215/75 R 16CP 113/111R TL
- 628008 225/75 R 16CP 118/116R TL
Fonte: RP / UOL
Portais
Fortaleça no merch!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz pra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós
Luz P’ra Nós!
#LuzPraNos
Luz p´ra nós
Que legal. Aí sim! 👏
Luz pr’a nós!
Luz p´ra nós!
Luz p’ra nós!!!!
Legal uma fábrica que recicla pneus.
Luz p’ra nós!1
Luz p’ra nós!2
Luz p’ra nós!3
Luz p’ra nós!4
Luz p’ra nós!5
Luz p’ra nós!6
Luz p’ra nós!7
Luz p’ra nós!8
Luz p’ra nós!9
Luz p’ra nós 🙏⚛️💥⚠️✅
Avante Congresso Online!
Luz p’ra nós!!!!!