
Sexta-Feira Santa é um dia de grande importância para o cristianismo, pois é considerado na tradição cristã o dia em que Jesus Cristo foi crucificado e morreu. A Sexta-Feira antecede em dois dias o Domingo de Páscoa, além de ser parte também da Semana Santa, que presta homenagem aos últimos dias de Jesus e sua ressurreição.
Esse dia é encarado como um dia de grande devoção a Jesus, celebrando o seu sacrifício, mas também de luto e respeito por sua crucificação. Na tradição católica, não há missas nesse dia, mas uma cerimônia chamada Celebração da Paixão de Cristo, é realizada.
O que significa a Sexta-Feira Santa?
A Sexta-Feira Santa é uma data que está presente no calendário litúrgico do cristianismo, sendo celebrada especialmente pelos católicos. Essa data é parte da Semana Santa e é conhecida como o dia no qual Jesus teria sido crucificado. Esse dia também é conhecido como a Sexta-Feira da Paixão, dentro da crença cristã.
Essa data antecede o Domingo de Páscoa, que, segundo a tradição cristã, é o dia que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Esse dia também é parte do Tríduo Pascal, um conjunto de três dias que antecedem a Páscoa e que são um momento de grande devoção, pois relembram o sacrifício de Cristo.
O Tríduo Pascal é formado pela Quinta-Feira Santa, Sexta-Feira Santa e Sábado de Aleluia. Cada um desses dias é marcado por celebrações religiosas, cada qual com seu significado específico. No caso da Sexta-Feira Santa, é costume cobrir as imagens de todos os santos, pois o foco deve ser a adoração a Deus.
A Sexta-Feira Santa é marcada pelo jejum de carne, destacadamente carne vermelha e de frango, como parte de uma penitência que deve ser realizada pelos fiéis. Entende-se que a abstenção de carne nesse dia é uma demonstração de respeito dos fiéis com o derramamento de sangue por parte de Jesus.
O que se faz na Sexta-Feira Santa?
Entre as práticas mais comuns da Sexta-Feira Santa, estão:
. Encenações da crucificação de Jesus: peças teatrais conhecidas como Paixão de Cristo.
. Abstenção de carnes: em especial a vermelha e a de frango. Muitos fiéis substituem o consumo desses tipos de carne pela de peixe.
. Na Igreja Católica, também é realizada uma cerimônia conhecida como Celebração da Paixão de Cristo, que tradicionalmente acontece às 15 horas. Essa cerimônia é marcada pela liturgia da palavra, adoração da Cruz e comunhão da eucaristia. Essa cerimônia não é considerada uma missa — esse é o único dia no ano no qual não são realizadas missas.
. Muitos locais também fazem procissões do Enterro, em que o velório de Jesus é encenado. As cores predominantes na liturgia católica nesse dia são o vermelho e o preto. Além disso, os fiéis são orientados a dedicar o dia para oração e meditação no texto bíblico.
Fonte: brasilescola.uol.com.br
Portais:
Luz p’ra nós✝️
Ajudem compartilhando|comentando
Aos católicos que seguem os rituais da semana santa, se relembra o sofrimento de Cristo. Na sexta-feira Santa , é uma forma mais intensa dessa memória, revivendo o caminho da via-sacra o sofrimento de Cristo, anunciando a sua dolorosa morte, e proclamar a glória de sua ressurreição na Páscoa. Esse ritual também é relembrado de forma mais resumida nas missas, no ritual eucarístico. LPN
Luz pra nós.
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
luz p’ra nós
Luz p’ra nós.
Luz p’ra nós
#luzpranos
Luz p´ra nós
Luz p ra nós
Gratidão pela matéria! Luz p’ra nós!✨