A tecnologia háptica está por toda parte ao nosso redor. Aquele zumbido irritante do seu smartphone que te deixa louco se você esqueceu de desligar o som de digitação do teclado, ou a vibração do controle de vídeo game ao tomar um porrada no Mortal Kombate. São todas uma forma de tecnologia de feedback tátil que recria a sensação de toque aplicando forças, vibrações ou movimentos à pessoa que a usa. Esse tipo de estimulação mecânica é usada para auxiliar na criação de objetos virtuais, utilizando uma simulação de computador, para controlar tais objetos virtuais e para melhorar o controle remoto de máquinas e dispositivos. Em suma, a tecnologia háptica está fazendo para o sentido de toque o que a computação gráfica faz para a visão, por assim dizer.
Dito tudo isso sobre a tecnologia háptica, estamos encontrando um novo desenvolvimento incrivelmente promissor. Os cientistas inventaram um novo método de feedback háptico usando ultrassom, que cria formas háticas 3D no ar que podem ser vistas e sentidas.
Pesquisadores da Universidade de Bristol estão dizendo que isso certamente transformará a maneira como usamos formas háticas 3D em um futuro próximo. A longo prazo, isso pode levar à criação de hologramas sensíveis. Pensando nas infinitas possibilidades de uso de uma descoberta tão grande? Pense em como podemos aumentar o aprendizado ou melhorar a experiência de jogo, permitindo que os usuários sintam características do jogo! Vá mais longe e imagine o lugar que conquistaria na medicina, por exemplo, permitindo que os cirurgiões sentissem fisicamente os tecidos, explorando tomografias computadorizadas.
Adicionando algumas formas 3D invisíveis a displays 3D, os cientistas foram capazes de criar algo que pode ser visto e sentido. Também foi demonstrado que os usuários foram capazes de combinar imagens de uma forma 3D com a forma produzida pelo dispositivo. É assim que funciona.
Como as Formas 3D foram criadas a partir do ultrassom
O método é chamado de Transações ACM em Gráficos. Explora um efeito produzido pelo ultrassom chamado força de radiação acústica, que é a dispersão e absorção da onda acústica. Observando como as ondas sonoras se comportam quando encontram um objeto, é possível deduzir a forma do objeto. Durante a pesquisa, também foi descoberto que é possível sentir essas formas focando padrões complexos de ultrassom em nossas mãos. Ao fazê-lo, os pesquisadores criaram distúrbios de ar que podiam ser sentidos na pele e vistos como formas 3D flutuantes. Os padrões de ultrassom não podem ser vistos por si só, mas a equipe os visualizou direcionando o dispositivo para uma camada de óleo para que as depressões na superfície aparecessem como manchas quando iluminadas.
https://youtu.be/kypRjJMM9L4
Portais:
Top! trecho da conversa dos mestres também muito bom. Lpn!
Gratidão.
Luz p’ra nós!
foda este assunto! Luz p’ra nós
Tecnologia Háptica é o futuro da imersão Digital! Ótimo post; gratidão!!! Luz p’ra nós 🍎
Luz pra nós
Luz p’ra nós
Luz p’ra nós!
Luz P’ra Nós!
Luz pra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Muito bom, gratidão Mestres s2.
Luz p’ra nós!
Luz pra nós!
Gratidão pelo post. Luz p’ra nós ✨
Luz pr’a nós!
Luz p´ra nós!
Daora.
Luz p´ra nós!