
As formas que observamos representam a tradução dos momentos básicos que compõem a própria consciência.
“Esse fenômeno é justamente causado por dois opostos necessários para a Perspectiva, que resume – a própria existência.
Algo só “existe” quando observado em relação à algo mais, ainda que seja o observador, o nada, ou vazio.
– É necessária a presença e ausência de qualquer partícula para que ela exista.” Bob Navarro
O ponto
Na geometria o ponto é a representação do mínimo de expressão em um espaço e o próprio espaço no qual a geometria se apoia para se referenciar.
O ponto se associa as sensações flutuantes que utilizamos como referência.
Escolha, Posição, Referência, Totalidade, Vazio.
As retas
As retas são conjuntos de pontos que não fazem curvas. Elas são infinitas para as duas direções. Como esses pontos não estão no mesmo lugar, é possível medir a distância entre eles.
Está associado a medição, direção, caminho, logica e os processos.
Os princípios de gestalt
O termo Gestalt foi usado para definir o estudo da psicologia cognitiva que explora as leis da percepção a partir dos dados que os indivíduos obtêm do mundo. Esses atalhos são conhecidos como princípios de percepção visual e mostram como o nosso cérebro cria um padrão.
“A forma como vemos as coisas é um reflexo da forma como pensamos.”
Aqui estão os princípios de Gestalt:
- Pregnância;
- Unidade;
- Segregação;
- Proximidade;
- Similaridade;
- Unificação;
- Continuidade.
- Fechamento.
1) Princípio de pregnância
A Gestalt afirma que sempre compreendemos o todo de um composto visual, antes de aprofundar nos seus detalhes. Dentro do compilado, há elementos que seu cérebro consegue destrinchar com rapidez e outros mais complexos que você não associa tão rapidamente.
O nível de facilidade com que identificamos e compreendemos visualmente uma peça é mensurado através da pregnância. Dado esse fato, a pregnância de um objeto é que vai definir o quão rápido ele é percebido e assimilado, e também a eficiência da comunicação da mensagem para com o receptor.
Observe o anúncio da Lego:
2) Princípio de unidade
temos a unidade, que pode ser traduzida por um elemento identificado de acordo com suas características como a parte irredutível em um compilado, seja por sua cor, forma, ou dimensão. É muito comum que os elementos únicos se combinem em função de uma unidade maior, tornando-se assim subunidades.
Como segunda lei dos princípios da Gestalt, a lei da unidade é essencial na criação, pois se faz presente na organização e disposição de elementos, permitindo composições originais e criativas a partir de unidades já existentes.
Um objeto formado por várias unidades pode ser harmoniosamente simétrico ou não. Quando ocorre um peso igual de pregnância, proximidade, unidade e semelhança entre objetos de um mesmo composto, podemos dizer que há uma unificação perfeita. Assim como a lei da segregação, existem níveis de classificação que variam de uma pior ou melhor organização de forma.
Um exemplo de unificação perfeita são as mandalas, que utilizam na proporção balanceada dois princípios da Gestalt – semelhança e proximidade – para criar composições simétricas e agradáveis.
3) Princípio de segregação
Esse princípio da gestalt afirma que nosso cérebro tem a capacidade de diferenciar ou evidenciar objetos, ainda que sobrepostos. Isso se deve à variação de forma e estética que um elemento tem em comparação com outro. Desse modo, os estímulos visuais de cada unidade também são diferentes. A segregação ocorre de várias maneiras: pontos, linhas, planos, volumes, sombras, brilhos, texturas, relevos, entre outras formas.
No campo do design é sempre bom estar atento aos contrastes de elementos. O contraste permite uma melhor leitura visual e entendimento do fluxo da mensagem pelo público. A segregação ainda trabalha na questão da hierarquia de importância dos objetos. É possível dar maior peso a uma parte da mensagem em relação à outra.
4) Princípio da proximidade
O princípio da proximidade afirma que coisas que estão próximas parecem ser mais relacionadas entre si do que se estivessem distantes. De uma maneira visual, essas situações estão presente no dia a dia.
No exemplo abaixo, ambas as imagens possuem os mesmos elementos, mas a mudança na proximidade faz com que os grupos e relações sejam percebidos de forma diferente.
De acordo com a Gestalt, elementos muito próximos uns dos outros, se encaixando harmoniosamente, são processados em nosso cérebro como elementos conjuntos, ou unidades. É o princípio da proximidade. Além disso, se tais elementos são semelhantes reforçam ainda mais nosso cérebro para a leitura de um só objeto.
Os designers utilizam muito o princípio na criação de identidades visuais, principalmente em tipografias e elementos que, em tese, seriam comuns, mas com um recurso simples se tornam vários elementos. O resultado geralmente se torna uma unidade sólida e criativa.
5) Princípio da similaridade
O princípio de Gestalt da similaridade explora o fato de que elementos parecidos são percebidos como parte do mesmo grupo e tendo a mesma função.
Na imagem abaixo, temos um grupo de elementos, mas a variação nas cores faz com que sejam percebidos como um grupo diferente.
Elementos semelhantes em cor ou forma tendem a ser agrupados pelo cérebro em uma só unidade. Isso faz com que objetos aproximados, apenas com uma característica semelhante, se unam aos olhos do leitor. É a quinta lei da Gestalt, a semelhança.
Em um emaranhado de objetos, se o criativo deseja que o receptor da mensagem identifique grupos de elementos mais facilmente, ele deve prezar pela igualdade de tons e formatos entre as unidades. A semelhança é também utilizada para criar formas a partir de outras formas.
Princípio 6: Lei da Unificação
Um objeto formado por várias unidades pode ser harmoniosamente simétrico ou não. Quando ocorre um peso igual de pregnância, proximidade, unidade e semelhança entre objetos de um mesmo composto, podemos dizer que há uma unificação perfeita. Assim como a lei da segregação, existem níveis de classificação que variam de uma pior ou melhor organização de forma.
Um exemplo de unificação perfeita são as mandalas, que utilizam na proporção balanceada dois princípios da Gestalt – semelhança e proximidade – para criar composições simétricas e agradáveis.
7) Princípio da continuidade
O princípio da continuidade afirma que elementos posicionados em uma linha ou curva são percebidos como mais relacionados do que se não estivessem dispostos desta forma.
A sétima lei dos princípios da Gestalt, a lei da continuidade diz respeito à maneira como a percepção do fluxo e sequência dos elementos funciona em nosso cérebro. Trata-se da tendência dos objetos em seguir uma linha de fluidez visual gradativa. Isso é feito através de formas, linhas, cores, profundidade, planos, etc. Se você enxerga elementos em uma composição de modo ininterrupto, essa peça tem uma boa continuidade.
A prioridade da continuidade é estabelecer sempre a melhor forma possível aos olhos. Há inúmeros exemplos concretos de aplicação da lei da continuidade: a arquitetura de edifícios, escala de cores, estradas, diagramação de textos em revistas e livros.
8) Princípio do fechamento
Você já se deparou alguma vez com uma imagem que não estava totalmente preenchida, porém o seu consciente já havia contornado a parte que faltava?
Então, fechamento é isso. Ele faz automaticamente com que nosso cérebro produza contornos que não existem. Esse princípio de Gestalt afirma que você utiliza de sua memória para converter objetos complexos em formas simples e/ou já conhecidas.
Você provavelmente consegue enxergar o cachorro abaixo, mas a imagem não passa de um apanhado de pontos.
O fechamento estabelece que o nosso cérebro tem a inclinação de fechar ou concluir formas que vemos inacabadas ou abertas. Isso se deve a padrões sensoriais e de ordem espacial que temos em nossa mente.
Ou seja, ao se guiar pela continuidade de uma forma, prevemos toda a sua estrutura. Um exercício que fazíamos de fechamento quando crianças é o famoso “ligue os pontos”. Antes de terminar o desenho já imaginávamos o resultado do fechamento das linhas.
Portais da EDL:
Unebrasil – Acesso de membros.
Círculo EDL – Grupos feminino.
Oryon – Poesias, musicas e artes.
Congresso Online – Candidate-se e nós represente.
Conheça nossos produtos:
● Loja Lucifer – Artefatos egregorados da Escola de Lucifer
Site ❙ https://lojalucifer.com
Instagram ❙ https://instagram.com/lojalucifer
● Rape do Reino – Medicina das montanhas de Atlântida.
Site ❙ https://rapedoreino.com.br
Instagram ❙ https://instagram.com/rapedoreino
● Haira Tanka Flautas – Lutheria de Flautas.
Site ❙ https://hairaflautas.com.br
Instagram ❙ https://instagram.com/hairaflautas
● Arqueiro Hu – Arquearia, Flechas e Acessórios Medievais.
Instagram ❙ https://instagram.com/arqueirohu
● Lispectral Studios – Identidade Visual, Marcas e Mídias.
Instagram ❙ https://instagram.com/lispectralstudios
● Torus Tambor – Instrumentos de Percussão Cerimoniais.
Instagram ❙ https://instagram.com/torustambor
● Plantae – Poções alquímicas e Saboaria natural.
Instagram ❙ https://instagram.com/platae
● Swanartes – Chinelos havaianas artesanais
Instagram ❙ https://instagram.com/swanartes
Luz p’ra nós!
#LuzPraNos
Luz p’ra nós!
Conteúdo riquíssimo! Gratidão
Interessante

Luz p’ra nós
Boa mano. Gostava de assistir os videos do Fritz Perls de gestalt terapia, ainda gosto, mas sintonizo muito de vez em quando agora. rsr Valeu pelo trampo.
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós.
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós
Luz p´ra nós
Muito bom mano, gratidão! Gestalt é mt f0da, já pensei em desdobrar umas coisas mais avançadas. Luz pra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!

Luz pra nós
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós
Luz p’ra nós
Luz P’ra Nós!
Gratidão pelo post!
Luz p´ra nós!