Substâncias encontradas no veneno da jararaca e da cascavel sinalizam força p’ra combater a doença
Jararaca
Especialistas do Laboratório de Toxinologia Aplicada do Butantan constataram que o veneno da jararaca pode modular proteínas no metabolismo das células tumorais, resposta imune e inflamação.
O coletivo de pesquisa do professor Leo Kei Iwai investiga células de um tipo específico de câncer de mama, chamado triplo negativo.
A partir das descobertas, os cientistas agora vão dão forma aos componentes do veneno que são responsáveis pela modulação de proteínas. Espera-se que, a equipe possa desdobrar um novo tipo de terapia complementar ao tratamento da doença.
P’ra isso os pesquisadores precisam identificar e separar, entre os componentes do veneno, aqueles com efeitos benéficos daqueles que são tóxicos ao reino humano. em comunicado, Iwai posicionou:
O câncer apresenta um aumento de várias proteínas. Com a introdução do veneno nas linhagens celulares de câncer de mama triplo-negativas, algumas proteínas diminuíram e outras que estavam elevadas acabaram aumentando ainda mais. Se você aumenta demais, você pode induzir um desequilíbrio na homeostase da célula cancerosa, induzindo ela a morrer. Essa é uma estratégia que iremos trabalhar.
Cascavel
Os estudos direcionados pelab diretora do Centro de Desenvolvimento Científico do Butantan, Sandra Coccuzzo, mostraram em testes de laboratório que a substância abocanha a proliferação e a migração das células tumorais do câncer de mama.
Não afeta as células normais, e trava um mecanismo que desenvolve células embrionárias, fazendo a célula a migrar e criar outros tecidos. Sandra pontua:
Na célula maligna, quando esse processo é disparado, isso ajuda o câncer a se espalhar. É um processo fundamental para que ocorra a metástase. Se você freia esse mecanismo, você impede o desenvolvimento tumoral.
Os testes foram feitos com células humanas malignas e normais em um tecido mamário que copia o tecido humano real. Como o processo ocorre em qualquer célula cancerosa, a mesma estratégia se aplicaria p’ra outros tipos de câncer. Eles também observaram os mesmos feedbacks em células tumorais de pulmão, por exemplo.
Desmistificando o potencial da crotoxina, o grupo tem a intenção agora de saber quais seriam as partes menores da proteína com capacidade antitumoral. A especialista disse:
Esse seria o caminho para sintetizar novas moléculas e desenvolver um fármaco no futuro.
Acesse os portais:
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós
Luz p’ra nós 🙏🏻🕊
Luz p’ra nós
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!🙏
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós.
Boa. Luz p’ra nós!
A natureza é foda
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós ✨
Luz p’ra nós 🍎.
Luz p´ra nos
Luz p´ra nós!
Incrível
Luz p’ra nós 🙏🏾⚛️✅⚠️💥🙌🏾