
Segundo o site Vice, o coletivo de dubladores estariam sendo pressionados por estúdios para que cedam suas vozes e elas sejam usadas por inteligências artificiais.
Assim, as ferramentas automatizadas dariam forma p’ra versões sintéticas dessas vozes. O que signfica que os dubladores poderiam perder espaço na indústria e serem substituído pela tecnologia.
Alem disso, diversos dubladores e organizações de advocacia teriam relatado que essa prática estaria vindo como uma “obrigação” nos contratos dos atores, que, muitas vezes, nem sequer seriam compensados pelas apropriações de suas vozes.
O medo dos profissionais da área, portanto, é que um grupo inteiro de trabalhadores da indústria fique sem serviços de uma vez por todas, caso as IAs realmente abocanhem tudo. SungWon Cho, um dublador da indústria de games e de animações, posicionou:
É desrespeitoso à arte sugerir que gerar uma performance é equivalente a uma performance real de uma ser humano.
Claro, você pode programar para soar como uma voz e talvez até fazer parecer como se estivesse captando emoção, mas, no fim do dia, ainda vai parecer falso e vazio. Ir por este caminho acarreta no risco de pessoas acharem que voice-overs podem ser substituídos inteiramente por IA, o que faz meu estômago revirar.
Provavelmente, a indústria do entretenimento testará vozes geradas por IA em algumas de suas obras em algum ponto, sejam elas cinematográficas, musicais ou até em games. Porém, temos que observar o andar da carroagem p’ra constatar de fato o que acontecerá e como sera o feedback do coletivo quanto a isso.
Acesse os portais:
Luz p’ra nós!
#lpn
Luz pra nós
Luz p’ra nós!
Luz pra nós
Sinistro, IA cada vez mais avançada. #luzpranos
Luz p’ra nós!
#luzpranos
Meu Deus, a IA vai acabar tomando conta de tudo!😅
Luz p’ra nós!
#luzpranos
Lpn!
Luz p’ra nós
#luzpranos
Luz p’ra nós
Luz p’ra nós!
Luz p´ra nós!
Depende. Tem várias profissões que vão parar de existir, assim como sempre foi, e também nasce novas no lugar…
Que seja feita a vontade de Deus