
Um agricultor do Rio Grande do Sul achou dezenas de cobras-verdes agrupadas em uma árvore. O caso inusitado virou objeto de estudo do Instituto Butantan e artigo em revista científica internacional.
Em 2021, Telmo Santos fez descoberta surpreendente em sua propriedade rural: dezenas de cobras vivas penduradas como um cacho de frutas. A imagem viralizou e chamou atenção de cientistas.
As cobras-verdes (Philodryas olfersii) estavam agrupadas em galhos de mexerica no município de Santo Antônio da Patrulha (RS). “Fiquei chocado com a quantidade”, contou o agricultor.
A foto postada no Facebook chegou às cientistas Karina Banci e Silara Batista, do Butantan. Elas identificaram um raro fenômeno reprodutivo e publicaram estudo na Herpetological Review.
O que explica o “cacho de cobras”?
Trata-se de uma agregação reprodutiva, quando vários machos se reúnem ao redor de uma fêmea. É como um torneio natural de acasalamento, explica a bióloga Karina Banci.
O fenômeno já era conhecido em sucuris e corais-verdadeiras, mas nunca documentado nesta espécie. A fêmea libera feromônios que atraem até trinta machos simultaneamente.
Fonte: nsctotal.com.br
Portais:
Luz p’ra nós✝️
Ajudem compartilhando|comentando
Luz pra nós.
Luz p´ra nós
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
#eita 😯 que medo heim.
Gratidão!
Luz p’ra nós 🍎
Luz p’ra nós!
Torneio mais estranho que já vi kkkk
Luz p’ra nós 🙏🏻
Doideira.. Luz pra nós
Luz p’ra nós!
do jeito q sou desligado eu passaria embaixo delas e não perceberia kkk #luzpranos
A natureza é dhr demais. Adorei a cor delas 🙂