Oficialmente nomeada a Capital Goiana dos Cristais, Cristalina, no Entorno do DF, conta com a maior reserva de cristal lemuriano do planeta.
Diferenciado dos outros tipos de cristais por marcas retilíneas que lembram código de barras, o mineral é utilizado em peças de decoração, joias e até para tratamentos terapêuticos.
O cristal lemuriano é uma das variações do cristal de rocha que, por sua vez, é pertencente ao grupo dos quartzos. Dentro da escala de dureza dos minerais (que vai de 1 a 10), o cristal de rocha tem nível 7. Isso significa que ele possui resistência intermediária a riscos.
Embora não seja o mais resistente, terapeutas e místicos creem que o cristal lemuriano é um dos mais potentes agentes de cura e de reequilíbrio do reino mineral.
Especialistas dizem que a terapia com cristais, ou cristaloterapia, pode curar e restaurar o equilíbrio físico e emocional por meio da troca de energia entre pessoa e pedra.
A psicoterapeuta Jane Campos explicou ao g1 que, mesmo não tendo vida, os cristais são repletos de potência energética e que a troca entre humanos e pedras pode trazer benefícios ao corpo e à alma.
Capital dos Cristais
De acordo com a Prefeitura de Cristalina, o cristal lemuriano pode ser achado em outras regiões do planeta. No entanto, não há reserva que se compare ao volume do mineral achado no território do município.
A secretária de Cultura e Turismo de Cristalina, Luciana Passos, informou que a reserva de cristal lemuriano é tão grande que, desde que foi achado na região, no século XVIII, apenas 5% do mineral foi retirado.
Cristal lemuriano de Cristalina, em Goiás. Foto: Divulgação / Prefeitura de Cristalina
De Goiás para o mundo
Um grupo que reúne 45 profissionais da cidade é responsável por lapidar e levar o cristal lemuriano de Cristalina para ser vendido e exposto em feiras e lojas em diferentes locais.
O presidente da Associação dos Artesãos, Garimpeiros e Mineradores de Cristalina, Willian Souto, contou que o artesanato do grupo é levado a feiras nacionais e faz sucesso no mercado brasileiro e estrangeiro.
Em julho de 2024, Willian levou trabalhos dos goianos para uma feira de artesanado realizada em Olinda (PE). A exposição serviu para venda e amostra do trabalho, considerou o presidente: “Anunciamos trabalho dos associados, levamos joias e outras peças. É uma feira muito boa, tanto para negócios dentro da Feira, como para negócios futuros.
Geraldo José Tristão, que trabalha com o mineral em Cristalina há mais de 20 anos, contou que foi apresentado ao cristal por uma namorada.
“Foi paixão à primeira vista. Fiz curso de lapidação e ourivesaria, e fui me aperfeiçoando”, disse o ouvires hoje casado com a namorada que o apresentou aos cristais.
O artesão contou ainda que, num mês de bom movimento, vende cerca de 10 mil peças artesanais e joias, que possuem valor mínimo de R$ 5 e máximo de R$ 12 mil.
“Talvez o segredo do sucesso seja a própria lapidação que fazemos. Assim, temos um desing único e original”, analisou Geraldo José.
Fonte: g1.globo.com
Portais:
Luz p’ra nós✝️
Ajudem compartilhando|comentando
Luz p’ra nós!
#luzpranos
Luz p’ra nós 🙏🏽⚛️✅
Luz p’ra nós!
Que orgulho pro meu Goiás. Luz p’ra nós!
Goiás se destacando nas formações cristalinas, e artesãos lapidando de forma única e original: uma forma de obter renda e também um valor energético agregado. Gratidão pela postagem. LPN
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz pra nós.
Luz p’ra nós
luz pra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós