O que é cultura woke?
O termo “cultura woke” é uma expressão de origem americana utilizada para se referir a aplicação de narrativas progressistas em diversos tipos de conteúdo, seja em filmes, séries, outros meios de entretenimento e até mesmo em discursos políticos e sociais.
Segundo o dicionário inglês de Oxford, a palavra woke significa: “estar consciente sobre temas sociais e políticos, especialmente o racismo”. O dicionário de Cambridge afirma que a palavra se refere à luta contra desigualdade, pauta conhecida por ser defendida pelo socialismo e a esquerda americana.
Em tradução literal, a palavra woke significa “acordado”. Ativistas políticos passaram a utilizar o verbo para designar aqueles que estão “acordados”, atentos a questões de justiça social. A expressão brasileira “lacração” é uma das palavras equivalentes à palavra inglesa woke. Aos adeptos do relativismo moral e de outras políticas progressistas, como a ideologia de gênero
Cultura woke transformando o mundo, especialmente a indústria cultural
Em sua coluna no jornal El País, o sociólogo François Bonnet aborda como a cultura woke está sendo aplicada:
“Os filmes mais recentes de Hollywood têm elencos com uma diversidade cada vez maior e os homens ficam eclipsados pelo protagonismo de mulheres perfeitas. Os jornais mais tradicionais começaram a falar de “supremacismo branco”. A Nike e até a CIA lançam propagandas em que falam do patriarcado e da interseccionalidade”.
Flavio Morgenstern, escritor e pesquisador em linguagem, afirma que a cultura woke foi adotada por grandes empresas para aumentar seu lucro e poder:
“Quer comprar uma calça? Nos fundilhos virá propaganda pró-GLS. Quer comprar um café? Ele já vem avisando que é um café vegano (como se existissem cafés carnívoros, mas ele avisa). Pensando em um jogo de tabuleiro? Já virá com cartinhas com linguagem neutra.
E quem não se lembra daquele cartão com propaganda contra o patriarcado? Enquanto a universitária se acha super descolada contra o sistema por dar dinheiro pro banqueiro, levantar o punho e tomar cerveja de 20 conto na Vila Madalena. Se eu fosse banqueiro também iria criticar o patriarcado.
Nada melhor para endividar jovem e encher o bolso do que fazê-lo torrar com prazeres imediatos sem preocupação geracional. Isso sem falar na propaganda sexual cada vez mais infantil. O desespero pelos instintos mais primitivos (e venda não é instinto inferior?) é muito forte”.
Exemplos de cultura woke
Um dos exemplos da associação da cultura woke com ideologia de gênero e relativismo moral é um episódio promovido pela deputada americana Alexandria Ocasio-Cortez, uma das principais ativistas da cultura woke.
Em suas redes sociais, Alexandria criticou seus colegas por não chamá-la de “latinx”, noticiou o Mail Online. Para ela:
“Gênero é fluido, a linguagem é fluida, [você] não precisa fazer drama sobre isso”, disse ela em defesa do termo.
Cultura woke nos cinemas
Para Jonathan Pageau, artista e conferencista canadense, a cultura woke se manifesta no cinema através da teoria do parasita pós-moderno.
Segundo ele, ativistas woke não têm buscado criar seus personagens ou suas histórias, mas sim tomar os personagens tradicionais e mudar sua estrutura para favorecer a agenda progressista.
Alguns dos principais exemplos são:
- She-Hulk – além do foco em evidenciar a agenda progressista, a série She Hulk apresenta o Hulk original como um homem manso preocupado com pautas sociais;
- Cinderella (2021) – originalmente uma senhora bondosa, a fada madrinha foi transformada em um homem homoafetivo excêntrico;
- The Flash (2023) – o roteiro original do filme iria trazer um Super Homem de outro universo, porém, a versão final foi feita com uma Super Mulher, com os produtores afirmando que ela é mais forte que o Super Homem original;
- Anéis do Poder – no mundo criado por Tolkien, Galadriel é uma princesa elfa feminina e bondosa. A série da Amazon transformou a personagem em uma guerreira com aspectos feministas, afirma a influenciadora Lauren Chen.
A cultura woke já se referiu aos republicanos “de direita”
De acordo com publicação do jornal JSTOR Daily, site de notícias vinculado ao site de artigos acadêmicos e documentos históricos JSTOR, a cultura woke inicialmente se referia aos abolicionistas que apoiavam a candidatura de Abraham Lincoln para a presidência dos Estados Unidos.
Lincoln e os abolicionistas faziam parte do Partido Republicano, considerado como o partido político de direita dos Estados Unidos. Atualmente, a expressão cultura woke é utilizada pelo Partido Democrata, considerado um dos principais representantes da esquerda política do país.
No século XIX, os democratas eram “anti-Awake“. Uma das suas principais pautas dos democratas era a manutenção da escravidão.
Marchas noturnas com tochas e aspecto paramilitar
O movimento Wide Awake foi fundado em 1860 por um grupo de jovens republicanos. Segundo o historiador Jon Grispan:
“Jovens de Bangor a São Francisco e de grandes clubes da Filadélfia a minúsculas trupes de Iowa vestiam uniformes, acendiam tochas e ‘se juntavam’ a companhias pseudomilitares em marcha. Eles inundaram todos os estados do norte e chegaram às cidades do sul, como Baltimore, Wheeling e St. Louis”, narrou Jon com base no Journal of American History.
A principal intenção do grupo era promover políticas anti-escravidão, liberdade de expressão e liberdade de comércio.
Os Wide Awake eram compostos por um grupo variado de homens: alguns eram jovens demais para votar e outros tinham mais de 30 anos. A maioria dos membros eram pessoas de classe média baixa com pautas anti-corrupção, aponta Matthew Wills.
William H. Seward, advogado e futuro secretário de Estado escreveu durante a campanha de Lincoln:
“Agora os velhos estão cruzando os braços e indo dormir e os jovens estão bem acordados”.
Black Lives Matter fez o termo woke ganha popularidade
A cultura woke se tornou ainda mais popular nos Estados Unidos e no mundo a partir de 2016, quando a rede de entretenimento do Black Lives Matter (BLM), a BET (“Black Entertainment Television” – “Televisão do Entretenimento Negro”, em tradução livre), produziu o documentário Stay Woke, abordando a situação do racismo nos EUA após o assassinato de Trayvon Martin.
A partir de então, simpatizantes do BLM passaram a usar o termo com frequência, especialmente nas redes sociais.
Abrangência para outras pautas progressistas
Em 2010, ativistas e políticos de esquerda adotaram o termo woke para se referir a suas pautas, aponta o jornal Binge Daily, criando a cultura woke.
Essa atitude fez com que o dicionário de Cambridge passasse a se referir a woke como um termo relacionado à desigualdade social e problemas sociais a partir de 2023.
Críticas a cultura woke progressista
Defensores do conservadorismo nos EUA são os principais críticos da cultura woke. Ron DeSantis, governador da Flórida e candidato à presidência pelo partido Republicano, afirma estar em guerra contra a cultura woke.
Donald Trump, ex-presidente dos EUA e atual candidato à presidência, também critica o termo com frequência, relacionando-o ao marxismo cultural.
Ativistas conservadores americanos como Ben Shapiro são contra o pensamento de que não existem valores objetivos e universais, de que não existe uma verdade para todos, como defendem muitos ativistas woke.
A cultura woke afirma que o certo e o errado tornam-se conceitos vagos que variam de pessoa para pessoa, de acordo com sua cultura e criação. Tudo se torna uma questão de ponto de vista e circunstância.
Guilherme Freire, professor de filosofia, afirma que uma das consequências do relativismo moral é a de não trazer mais diálogo, já que não existem realidades e verdades universais, que abrangem todas as pessoas.
A cultura woke torna cada ser humano uma ilha isolada da outra, já que essa cultura prega que não existem realidades universais para todos os humanos.
O pensamento woke também pode favorecer a agressividade caso as vontades de alguém sejam contrariadas. Quando se tenta mostrar que a percepção de uma pessoa está dissociada da realidade, ela pode se sentir ofendida.
Como não existe certo e errado para a cultura woke, quem foi contrariado pode agredir seu ofensor sem isso ser um problema moral, caso ela pense que agredir seu ofensor é lícito.
Pensadores contrários à cultura woke, como Bispo Barron, defendem que a partir da experiência da realidade, podemos chegar a certezas. É possível ter conhecimento sobre acontecimentos objetivos, que os relativistas negam. O relativismo põe um fim ao juízo de objetividade sobre as coisas.
Usando a razão é possível constatar que comer em excesso é ruim para a saúde. O exagero é perigoso e todos podem senti-lo por si mesmos. Há excesso e a razão evidencia que é perigoso. Da mesma forma, não há exceção à regra de que a soma dos ângulos internos de um triângulo é de 180°.
Diante dos fatos da realidade, é possível investigá-los e chegar a conclusões objetivas.
Um médico não pode ser relativista no tratamento de uma doença, por exemplo, ele precisa dar o remédio que é estipulado para a doença.
A influência das ideologias políticas na sua vida
Para saber mais sobre ideologias políticas e sua influência na história moderna, a Brasil Paralelo está oferecendo gratuitamente o e-book Ideologias Políticas: As Diferentes Correntes.
Não perca a oportunidade de conhecer as origens e os principais pensadores que moldaram a atual cultural do mundo ocidental.
Portais:
Eu Me Represento: a Solução Política
A OBRA DE DEUS É ARTE ATEMPORAL!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Post muito bom. Bem elaborado e de fácil compreensão!
Luz para o reino 🕯️
#luzpranos
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Gratidão pelo post!
Luz p’ra nós 🙏🏾⚛️✅⚠️💥
Ótimo post, gratidão!
Luz p’ra nós!
Gratidão pelo post, é de grande utilidade.
Luz p’ra nós
Gratidão.
Luz p’ra nós
Luz p’ra nós!
Luz pra nós.
Obrigado pelo post
Tenho minhas ressalvas a qqr coisa vinda do brasil paralelo, mas concordo com muitas coisa no texto. Ao extrapolar o conceito de individualização é jogado no lixo o próprio conceito de sociedade. Se o individualismo faz tanto sentido para os woke pq desejam fazer a sociedade inteira engolir esse lixo? Espero cada vez menos ver esse tipo de pauta na esquerda, acredito e torço para que essa onda de estrume esteja perdendo força no Brasil. Que Deus esteja conosco.
LPN
Luz p’ra nós!!!!!
Post muito útil, gratidão, irmão, Luz p’ra nós!
Post bem importante, Gratidão pelo conteúdo. Luz p’ra nós!
Podridão